Últimas notícias:
Loading...

Universidade da Suécia disponibiliza 35 bolsas de mestrado para brasileiros

A Chalmers University oferece bolsas de estudo que cobrem até 75% de suas despesas

A prestigiada Chalmers University of Technology, na Suécia, lançou uma oportuna oportunidade para estudantes estrangeiros que pretendem prosseguir os seus estudos de pós-graduação. A instituição está oferecendo 35 bolsas de estudo para estudantes.

As bolsas fazem parte do seu programa IPOET Scholarships. Os estudantes bem afortunados poderão escolher entre os quase 40 programas de mestrado ministrados nesta universidade, todos com duração de dois anos.

As inscrições para o programa de bolsas de mestrado na Suécia vão até 15 de janeiro
Créditos: iStock/nrqemi
As inscrições para o programa de bolsas de mestrado na Suécia vão até 15 de janeiro

O que está incluído nas bolsas de estudo para a Suécia?

Quem é que não gostaria de ter parte de seus estudos financiados? Pois bem, as bolsas são parcialmente cobertas e suportam até 75% do valor do curso escolhido pelo aluno.

Se levarmos em consideração que em média o custo de um programa de mestrado para estudantes internacionais tem o valor de 205.900 coroas suecas, com esta bolsa, o estudante teria um custo quase reduzido a metade.

É importante frisar que o valor poderá variar, dependendo do programa escolhido. Há um leque diversificado de áreas de estudo disponíveis, que vai desde Ciências da Computação, passando por Engenharia e Bioquímica, até Biotecnologia e Química.

Além disso, a Chalmers University também proporciona aos estudantes bem-sucedidos academicamente, no final do primeiro ano de estudo, uma bolsa adicional, que cobrirá 85% do valor dos estudos do segundo ano. Isto certamente poderia reduzir o custo de vida e as despesas com a educação dos estudantes, sobretudo, aqueles que vivem com um orçamento restrito.

Como se candidatar às bolsas de mestrado na Suécia?

Primeiramente, o candidato deve se inscrever ao programa de mestrado de sua escolha na universidade. A candidatura é feita por meio do site da universidade.

Após a remessa de vários documentos requisitados, como passaporte, diploma da graduação, histórico acadêmico, certificado de proficiência em inglês, CV atualizado e carta de motivação, o estudante receberá um número de identificação. Com esse número, será então possível preencher o formulário de solicitação das bolsas.

Com isso, um e-mail contendo o formulário de candidatura às bolsas será enviado para o endereço do candidato. Só após preencher e enviar esse formulário é que ele estará de fato concorrendo às bolsas.

Tudo isto pode parecer bastante burocrático à primeira vista, mas, na realidade, o processo é bastante eficiente e direcionado. As inscrições para as bolsas de mestrado na Suécia estão abertas até o dia 15 de janeiro.

Caso esteja interessado, a lista completa de programas pode ser conferida clicando aqui.