Universidade de Utrecht tem bolsas de 100% para brasileiros

Interessados devem se inscrever até o dia 1º de fevereiro

A Universidade Utrecht, na Holanda, faz parte do seleto grupo de universidades centenárias, sendo fundada em 1636. A instituição está com inscrições abertas para bolsas de estudo de 100% para brasileiros em programas de mestrado. Interessados devem se inscrever até o dia 1º de fevereiro.

Com foco na internacionalização do corpo discente, a Universidade Utrecht oferece 12 programas de bacharelado e mais de 90 cursos de mestrado em inglês.

Bolsas de 100% para mestrado na centenária Universidade de Utrecht, na Holanda
Créditos: Lars Fortuin/iStock
Bolsas de 100% para mestrado na centenária Universidade de Utrecht, na Holanda

O programa de bolsas Utrecht Excellence Scholarship (UES) procura por estudantes “talentosos” de fora da União Europeia, Islândia, Liechtenstein e Noruega.

As bolsas de estudo podem cobrir 100% dos custos das mensalidades com possibilidade de solicitar um auxílio financeiro extra para residência junto ao serviço de imigração da Holanda.

Os critérios de seleção da Universidade de Utrech

Podem se inscrever no UES estudantes com bom histórico acadêmico (que estejam entre os 10% melhores da turma de graduação) e que tenha completado o ensino médio e graduação fora da Holanda.

Os critérios de seleção são:

  • Histórico acadêmico e proposta de pesquisa no campo que pretende ingressar;
  • Excelência acadêmica (rankings acadêmicos, notas do Grade Point Average – ou GPA, saiba como calcular o seu aqui), carta de referência e motivação);
  • “Qualidade e relevância” da carta de motivação;
  • A qualidade da documentação enviada.

Como concorrer às bolsas de estudo

Para concorrer às UES, é necessário submeter toda a documentação exigida no processo seletivo, também conhecida como application, para o programa desejado.

No sistema de inscrição, é possível acessar ao formulário da UES e enviar a documentação específica para a solicitação das bolsas de estudo.

Mais informações sobre o programa podem ser acessadas através deste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 1º de fevereiro.