Universidade do Canadá oferece bolsas de estudo a brasileiros

Universidade de Montreal é formada por 13 faculdades e escolas afiliadas

A Universidade de Montreal, província do Québec (Canadá) oferece anualmente bolsas de estudo parciais para estudantes internacionais, incluindo brasileiros.

As candidaturas para o trimestre deste ano devem ser enviadas até 15 de setembro (mestrado e doutorado) e 1º de novembro (graduação). Para o outono (hemisfério Norte), o prazo é 1º de fevereiro.

Universidade de Montreal é formada por 13 faculdades e escolas afiliadas
Créditos: Marc Bruxelle/iStock
Universidade de Montreal é formada por 13 faculdades e escolas afiliadas

Após essas datas, os alunos ainda poderão admitidos em alguns programas com prazos maiores. 

Como funcionam as bolsas da Universidade de Montreal?

O subsídio oferece isenção das taxas normalmente cobradas aos estudantes internacionais.

Para os alunos de graduação, há dois tipos de bolsas de estudos que são divididas utilizando como critério o histórico acadêmico. O valor da anuidade sem a bolsa é de CAD$ 27 mil por ano.

Para os estudantes de mestrado, a bolsa é de CAD$ 10.357 por ano e contempla 45 créditos. Já para o doutorado, o valor da bolsa é de CAD$ 22.241 por ano e contempla 45 créditos. 

Há algumas particularidades relacionadas à quantidade de créditos cursados durante o semestre. Recomendamos que os interessados vejam os detalhes aqui.

Como se candidatar às bolsas de estudo no Canadá

Não é necessário fazer um pedido separado de candidatura às bolsas. Os estudantes estrangeiros que forem admitidos à universidade receberão uma resposta já com a proposta de bolsa da instituição.

Os requisitos para se candidatar à universidade, por sua vez, variam conforme o curso desejado. Via de regra, é necessário enviar diploma do nível de estudo mais alto já adquirido e histórico acadêmico, além de certificado de proficiência em francês.

Mais informações sobre os requisitos de candidatura de cada curso podem ser vistas no site da universidade.