Universidade na Espanha oferece bolsas de estudo para alunos brasileiros

O programa concederá 75 bolsas em cursos de graduação; saiba como se inscrever

Conteúdo por Estudar Fora
11/02/2025 06:41

A Universidade de Jaén, da Espanha, está recebendo inscrições para seu programa bolsas para jovens talentos internacionais, incluindo brasileiros.

A universidade concederá 75 bolsas de estudo em cursos de graduação a alunos estrangeiros que desejem cursar o ensino superior em alguns dos programas disponíveis na instituição.

O programa concederá 75 bolsas em cursos de graduação; saiba como se inscrever
O programa concederá 75 bolsas em cursos de graduação; saiba como se inscrever - Divulgação

Outra boa notícia é que a Universidade de Jaén aceita dos estudantes brasileiros a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) –veja aqui como o exame pode ser usado no processo seletivo.

Como funcionam as bolsas para estudar na Espanha?

As bolsas são divididas em dois tipos:

  • Bolsa Tipo A: Cobre 100% das taxas de matrícula para os créditos necessários do curso, bem como os custos de reconhecimento de créditos, taxas administrativas e seguro escolar. Além disso, os beneficiários recebem um valor anual de €2.390, têm acesso a cursos de espanhol gratuitos (para não falantes do idioma) e, em casos justificados, podem ter outras despesas cobertas, como deslocamentos excepcionais entre campi ou créditos complementares.
  • Bolsa Tipo B: Também cobre 100% das taxas de matrícula, reconhecimento de créditos, taxas administrativas e seguro escolar. No entanto, não inclui o valor anual de €2.390 e os cursos de espanhol devem ser pagos pelo estudante.

Bolsas destinadas a brasileiros

Para o público brasileiro, a Universidade de Jaén disponibiliza 9 vagas no Tipo A e 6 no Tipo B para estudantes de centros de ensino de espanhol vinculados à Embaixada da Espanha no Brasil. Outras duas 2 bolsas no Tipo A são para estudantes que realizaram o Enem.

Quem pode se candidatar?

Para poder se candidatar às bolsas de graduação, é necessário já ter concluído o ensino médio (ou concluí-lo até julho de 2025) e ter boas notas.

A universidade informa que exige um mínimo de 8 pontos (em escala de 1 a 10) em seu último ano de estudos. Também é preciso ter 18 anos até 31 de dezembro de 2025. As inscrições seguem até 1º de março (faça aqui).