Universidade oferece curso sobre como sobreviver em Marte
Já que as coisas por aqui não estão nada bem, Marte pode ser um destino favorável. O planeta vermelho é único do sistema solar que, um dia, seres humanos poderiam viver – muito porque descobertas recentes de cientistas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) revelaram a existência de água líquida lá no solo marciano.
Pensando nesta possibilidade, como seria a vida em Marte? Como sobreviver em um lugar inóspito? Este questionamento levou a Universidade Monash, na Austrália, a criar e disponibilizar o curso gratuito How to Survive on Mars: The Science Behind Human Exploration of Mars (Como sobreviver em Marte: A Ciência por Trás da Exploração Humana em Marte).
As aulas foram desenvolvidas pela astrofísica Jasmina Lazendic-Galloway e pela professora de química Tina Overtonda e serão oferecidas on-line. Qualquer pessoa pode participar, do leigo até o mais entendido do assunto.
O programa vai ficar nos aspectos mais básicos da sobrevivência em Marte, com se virar com a falta de oxigênio, a produção de energia, a busca por água e o plantio e colheita de alimentos, passeando por conceitos de química, física, geologia, biologia e da astronomia.
A duração total do curso é quatro semanas, em que você precisa cumprir pelo menos três horas de estudo por semana. O mais legal é que há certificado no final. Já pensou colocar no seu currículo que você é expert em Marte?
Os terráqueos interessados em começar o curso devem realizar uma inscrição no site da universidade até 24 de outubro.