Universidade sueca oferece 35 bolsas de estudo; veja como se inscrever
A Universidade da Suécia estará com inscrições abertas até janeiro de 2024; saiba todos os detalhes
Ótima notícia para estudantes que sonham em realizar um mestrado em uma instituição estrangeira de alto nível: a Chalmers University of Technology, na Suécia, está oferecendo 35 vagas de bolsas para mestrado. As inscrições já estão abertas e serão aceitas até o dia 15 de janeiro de 2024.
Vale lembrar que as bolsas fazem parte do programa IPOET Scholarships, sendo válidas para os quase 40 programas de mestrado ministrados na instituição, todos com duração de dois anos.
O que oferecem as bolsas para estudar na Suécia?
Os programas contemplados são diversos, atendendo a diversas áreas de interesse, como Ciências da Computação, Engenharia, Automação, Biotecnologia e Química. Confira aqui a lista completa de programas contemplados.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
As bolsas são parciais e cobrem até 75% do valor da anuidade dos programas escolhidos. O custo médio de um programa de mestrado na Chalmers para estudantes internacionais é de 205.900 coroas suecas, o que resultaria, com a bolsa, em uma despesa de aproximadamente 51 mil coroas suecas (cerca de R$ 24 mil) por ano.
Para estudantes com bom desempenho acadêmico no fim do primeiro ano, a universidade também oferece uma bolsa adicional. Com o benefício extra, o suporte financeiro oferecido pela instituição pode atingir 85% do valor do segundo ano de estudos.
O que é necessário para concorrer às bolsas de mestrado na Suécia?
Para concorrer às bolsas, o primeiro passo é se candidatar ao programa de mestrado desejado na universidade. Tal processo é realizado por meio do site UniversityAdmissions.se.
É preciso providenciar cópias do passaporte, diploma de graduação, histórico acadêmico, certificado de proficiência em inglês, currículo atualizado e uma carta de motivação.
Após a candidatura, o estudante receberá um número de identificação que deverá ser usado para preencher um formulário de solicitação de bolsa no site do programa. Em seguida, um e-mail contendo o formulário de inscrição para as bolsas acaba enviado para o endereço do candidato.
Somente após o preenchimento e o envio desse formulário é que o estudante estará concorrendo às bolsas. Ressaltando que as inscrições vão até dia 15 de janeiro.