Univesp lança site com 370 mil vagas em cursos gratuitos
Os cursos acontecem na modalidade à distância e contemplam várias áreas
A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) disponibiliza 370 mil vagas em mais de 40 cursos gratuitos totalmente online. A iniciativa faz parte do portal recém-lançando Oportunidade Já.
Destinadas a vestibulandos, estudantes e qualquer cidadão interessado, essas oportunidades foram criadas e gerenciadas em parceria com empresas privadas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e órgãos públicos.
Os cursos gratuitos são direcionados às áreas de voluntariado, turismo, logística internacional, gerenciamento de processos, tecnologia da informação e soft skills (habilidades comportamentais e competências subjetivas).
- Saiba quais são os 5 melhores lugares para esquiar no mundo
- Complicação pouco conhecida do diabetes pode causar náuseas e falta de apetite
- Estudo diz que estas infecções virais aumentam o risco de Alzheimer
- Notas do Enem 2024 já estão disponíveis; veja como consultar
As vagas podem ser acessadas no endereço eletrônico www.apps.univesp.br/oportunidade-ja/.
Como acessar os cursos gratuitos da Univesp
O acesso aos cursos gratuitos da Univesp pode ser feito diretamente no site do programa, que mantém informações atualizadas sobre as ações das instituições participantes.
Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador.
As instituições têm suas vagas e ações publicadas no site. No edital, que ocorreu de julho a setembro, puderam se inscrever empresas e organizações da sociedade civil, nacionais ou estrangeiras, com interesse em contribuir para a empregabilidade e disponibilizar chances de qualificação profissional ao público em geral.
Entre entidades públicas e privadas, 11 instituições foram habilitadas. A página também divulga vagas de formação oferecidas por órgãos do Estado parceiros da Univesp, como a Secretaria do Turismo (Valoriza São Paulo) e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Curso de Introdução a Libras, entre outros).
Univesp atinge marca histórica
A Univesp atingiu uma marca digna de comemoração, passando a liderar o ranking das 40 maiores instituições públicas de ensino superior do país em número de alunos de graduação.
O ranking considera os dados de 2023, quando a instituição registrava um total de 67.042 matriculados. Neste ano de 2024, já são mais de 80 mil,. segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) e tabulados pela Consultoria Hoper Educação.
As universidades estaduais paulistas com cursos presenciais também estão entre as maiores do país nesse levantamento. A USP (Universidade de São Paulo), com 62.874 alunos em 2023, ocupa a segunda posição. Já a Unesp (Universidade Estadual Paulista) aparece em 8º lugar, com 35.575 matrículas no ano passado. A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ocupa o 31º lugar, com 19.299.
As quatro universidades estaduais são vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI). Agora considerada a maior universidade pública do Brasil, a Univesp se destaca por estar cumprindo a missão de democratizar o acesso à educação superior, pautando-se fortemente pelo quesito da qualidade.
Oferece nove cursos on-line, além de um de pós-graduação stricto sensu, para quem deseja avançar na carreira profissional ou mudar de área de atuação.
Criada em 2012, a Univesp é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à SCTI. Entre seus principais parceiros, destacam-se a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Centro Paula Souza (CPS).