USP abre vagas em ‘curso’ gratuito; saiba como se inscrever

Podem se candidatar estudantes de todas as regiões do país; inscrições vão até 31/08

20/08/2023 05:45

O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) está com vagas abertas para segunda edição do Programa de Treinamento Científico, uma iniciativa gratuita de qualificação para profissionais de museus de história natural.

O programa propõe uma imersão nas atividades curatoriais do museu, incluindo coleções, laboratórios multiusuários, difusão cultural e acadêmica.

USP abre vagas em ‘curso’ gratuito; saiba como se inscrever
USP abre vagas em ‘curso’ gratuito; saiba como se inscrever - Marcos Santos/USP imagens

O “curso” também permite que os estudantes compartilhem seus conhecimentos e auxiliem nas atividades educativas promovidas pelo museu.

Quem pode se inscrever no curso da USP?

Podem participar estudantes de graduação a partir do terceiro ano em ciências biológicas ou biologia de todas as regiões do país. Serão selecionadas somente dez propostas, duas de cada região.

A submissão de propostas pode ser feita até 31 de agosto, por formulário on-line. Para se inscrever é preciso enviar uma carta de interesse, com a motivação para desenvolver estudos em sistemática e taxonomia animal, além de abordar a importância dos museus para o conhecimento da biodiversidade.

Também devem ser enviados carta de recomendação dos professores e pesquisadores em zoologia, histórico escolar completo e curriculum vitae.

A análise das propostas será feita pela Comissão de Graduação do Museu de Zoologia e serão critérios de desempate o currículo e a média das notas nas disciplinas de zoologia, sistemática, taxonomia e evolução.

Os recursos financeiros do programa serão utilizados para o pagamento de passagens aéreas, alimentação e hospedagem na cidade de São Paulo, além dos traslados entre os aeroportos de Guarulhos ou Congonhas.

A seleção será realizada até 29 de setembro e as atividades acontecerão de 5 a 12 de novembro. Mais informações: tinyurl.com/2f6df4mw ou pelo e-mail [email protected].

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.