USP é a 8ª universidade com mais visibilidade do mundo; confira top 10
Além da USP, a Unicamp é outra universidade brasileira que aparece no ranking
A USP (Universidade de São Paulo) foi classificada como a 8ª instituição com mais visibilidade do mundo e a primeira em toda a América Latina, segundo ranking Global University Visibility (GUV), elaborado pela consultoria American Caldwell.
Com este resultado, a universidade pública paulista coloca o Brasil no top 10, junto com Estados Unidos, Reino Unido e Arábia Saudita. No ano passado, a USP ficou na 11ª posição.
Além da USP, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é outra universidade paulista que aparece no ranking Global University Visibility, na posição 126. Com informações do Jornal da USP.
- Como baixar o colesterol alto e proteger o coração
- Harvard revela 5 alimentos para controlar o colesterol naturalmente
- USP é a 8ª universidade com mais visibilidade do mundo; confira top 10
- Ervas que estimulam a memória e protegem o cérebro
Visibilidade da USP
Além da 8ª posição na classificação global, a USP foi considerada a melhor na categoria de site mais popular e a universidade mais referenciada da América Latina. A universidade ficou em segundo na categoria de maior público engajado nas mídias sociais
Entre junho de 2021 e maio de 2022, o Jornal da USP (site e redes sociais) somou 159,9 milhões de acessos. No ano de 2023, só o site do jornal teve quase 35 milhões de acessos. “O Jornal da USP tem uma história de quase 40 anos.
Como é elaborado o ranking?
O ranking é produzido a partir do monitoramento de atividades voltadas ao público, como publicações nas redes sociais e em sites de notícia, juntamente com outros indicadores. A partir dessas métricas, calcula-se o nível de visibilidade global da “marca” de diversas instituições de ensino superior do mundo.
De acordo com a consultoria, “uma maior visibilidade tem potencial para recrutar mais estudantes, facilita possíveis parcerias e aumenta o espírito de pertencimento dos alunos e ex-alunos, além de atrair empresas já familiarizadas com a reputação da instituição”.
Dentre as categorias consideradas estão a pontuação de visibilidade; a quantidade de usuários que acessaram o site da instituição; a quantidade de menções em notícias; o interesse público; e as interações nas mídias sociais.
A classificação de quantidade de menções em notícias (quantas vezes a universidade é mencionada nos principais veículos ao longo do ano) e o interesse público (busca ativa por parte do público de informações sobre a universidade) são os componentes de maior peso considerados no GUV. Para conferir o ranking completo, clique aqui.
As 10 universidades com mais visibilidade do mundo
- Universidade Harvard – EUA
- MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês) – EUA
- Universidade Stanford – EUA
- Universidade Columbia – EUA
- Universidade Oxford – Reino Unido
- Universidade Cornell – EUA
- Universidade Cambridge – Reino Unido
- USP – Brasil
- Universidade de Purdue – EUA
- King Saud University – Arábia Saudita