USP e Instituto iungo oferecem cursos gratuitos pelo WhatsApp
São oferecidas 500 vagas em dois cursos voltados para educadores; saiba mais
O Instituto iungo, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), está com inscrições abertas para cursos gratuitos voltados para educadores.
Com um formato inovador, educadores de todo o país acessam os conteúdos por meio do WhatsApp e se reúnem, semanalmente, em tempo real, com tutores da USP, de forma virtual.
As inscrições para a sexta edição do programa ATIVAR! Metodologias Ativas por WhatsApp vão até 18 de agosto de 2024.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Ao final dos cursos, os concluintes recebem certificado da USP e passam a fazer parte de uma rede de educadores de todo o território nacional, onde podem trocar experiências e conhecimento para o aperfeiçoamento profissional.
Inscrições e vagas nos cursos gratuitos
Podem se inscrever educadores de escolas de todo o Brasil. São aceitas inscrições de gestores escolares e professores de todas as áreas de conhecimento de Ensino Médio e Ensino Fundamental 1 e 2.
São 500 vagas divididas em dois cursos –Projetos de Vida e o Bom Professor e Novas Arquiteturas Pedagógicas– cada um com carga horária de 40 horas e duração de oito semanas, totalmente gratuitos e online.
Além do WhatsApp, outros meios digitais são usados durante os cursos para realizar o encontro semanal ao vivo de uma hora entre os cursistas e tutores, possibilitando interações e troca de experiências com professores de todo o país.
Conteúdo dos cursos
Novas Arquiteturas Pedagógicas
Assumindo a relevância de construção de novas formas de se conceber os conteúdos, as formas e as relações na escola, voltada para os interesses cotidianos da maioria da população, este curso introduzirá conceitos e práticas fundadas nas metodologias ativas de aprendizagem que se propõe a repensar e reinventar a educação.
Propostas pedagógicas como a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), o Design Thinking (DT), e a cultura maker serão explorados nesse curso. Nesse modelo educacional, o aluno dever ter um papel central e ativo na aprendizagem e na busca de conhecimento, co-construindo o mundo e a realidade, considerados sempre provisórios.
Horários dos encontros
As aulas acontecem de 1º de setembro a 22 de novembro. Cada cursista deverá escolher um dos horários de 1 h/a para participação online. São oferecidas 250.
- Segunda-feira: noite (19-20h / 20-21h / 21-22h)
- Terça-feira: noite (19-20h / 20-21h / 21-22h)
- Quarta-feira: manhã (8-9h / 9-10h)
- Quarta-feira: noite (19-20h / 20-21h / 21-22h / 22-23h)
Projetos de Vida
Apoiar os docentes na construção de projetos de vida éticos e pautados na cidadania deve ser uma meta da educação. Assim, neste curso, pretende-se promover o estudo e práticas educacionais que ajudem a comunidade escolar na criação de programas que fortaleçam os projetos de vida de docentes e dos estudantes.
Para isso, será discutido, também, o que é ser um Bom professor? Pautado nos trabalhos de Howard Gardner e outros autores, serão abordados os princípios da Excelência, da Ética e do Engajamento docente como virtudes para a constituição de seus projetos de vida pessoal, social e profissional.
Horários dos encontros
As aulas acontecem de 1º de setembro a 22 de novembro. São oferecidas 250 vagas e cada cursista deverá escolher um dos horários de 1 h/a para participação online:
- Segunda-feira: noite (19-20h / 20-21h / 21-22h)
- Terça-feira: noite (19-20h / 20-21h / 21-22h)
- Quarta-feira: noite (19-20h / 20-21h / 21-22h)
- Quinta-feira: noite (19-20h / 20-21h / 21-22h)