USP muda: 2ª fase da Fuvest será em dois dias 

Fuvest adotará inscrições por modalidades a partir da primeira fase e Processo de Reescolha também foi alterado

22/05/2018 10:23 / Atualizado em 05/05/2020 10:37

A USP confirmou as mudanças no processo seletivo, alterações aprovadas pelo Conselho de Graduação na última quinta-feira  (17). Agora, a segunda fase da Fuvest será feita em dois dias.

Universidade de São Paulo confirmou as mudanças no processo seletivo
Universidade de São Paulo confirmou as mudanças no processo seletivo

O vestibular da USP é dividido em duas fases. As disciplinas obrigatórias do ensino médio _biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química_ são avaliadas em 90 testes na primeira fase.

A segunda era composta de três provas dissertativas, feitas em dias consecutivos: português e redação; conhecimentos gerais; conhecimentos específicos.

Na Fuvest 2019, os candidatos serão submetidos a duas provas na segunda fase. A prova de redação e português não foi alterada, mas a de conhecimento específico aumentou a quantidade de disciplinas requeridas.

Outras alterações na Fuvest

Outra modificação importante é que a Fuvest não adotará mais o Processo de Reescolha. Esse processo era oferecido aos candidatos eliminados após a sexta chamada, com interesse em vagas não preenchidas em diversos cursos.

De acordo com a instituição, caso haja vagas não preenchidas, elas ficarão disponíveis nos processos de transferência para os próprios alunos da USP e para estudantes de outras universidade.

A Fuvest também adotará inscrições por modalidades a partir da primeira fase. Segundo informativo da USP, o vestibulando terá três opções:

Cursos em diversas áreas
Cursos em diversas áreas

AC: vagas para todos os candidatos sem exigência de nenhum pré-requisito;
EP: vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
PPI: vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

  • Leia também: