USP lança plataforma com mais de 200 cursos gratuitos; confira

O usuário pode filtrar o assunto, modalidade e cidade que está procurando na própria plataforma

07/08/2024 22:29

Agora ficou mais fácil ter no currículo certificação de uma das melhores universidades do mundo sem gastar um únco centavo. A Universidade de São Paulo (USP) acaba de lançar uma plataforma com mais de 200 cursos gratuitos.

A USPex (USP Extensão) reúne todos os cursos e atividades de extensão disponiveis gratuitamente. Há também opções pagas. Segundo a universidade, o objetivo é facilitar a busca, escolha e inscrição nas atividades abertas ao público geral.

USP lança plataforma com mais de 200 cursos gratuitos
USP lança plataforma com mais de 200 cursos gratuitos - Marcos Santos/USP imagens

Os programas são oferecidos tanto presencialmente quanto a distância e contemplam todos os campi da USP: Bauru; Lorena; Piracicaba; Pirassununga; Ribeirão Preto; São Carlos e São Paulo.

O usuário pode filtrar o assunto, modalidade e cidade que está procurando na própria plataforma.

Variedade de cursos gratuitos e pagos da USP

A USPex oferece uma vasta gama de cursos, cobrindo áreas como ciências humanas, exatas, biológicas, saúde, tecnologia, artes, entre outras. Os cursos são ministrados por professores altamente qualificados, muitos deles reconhecidos internacionalmente por suas pesquisas e publicações.

A diversidade de temas permite que os interessados possam escolher cursos que se alinhem com seus interesses pessoais e profissionais, possibilitando uma formação continuada e diversificada.

Os cursos de extensão são divididos em quatro modalidades, sendo os de Especialização, Aperfeiçoamento e Atualização voltados a graduados e os de Difusão para a toda a comunidade.

  • Especialização – Possui carga mínima de 360 horas e 40 horas de monografia, visa formar profissionais qualificados para atender à demanda em um campo determinado do conhecimento. Um curso de MBA é um exemplo; 
  • Aperfeiçoamento – Com carga mínima de 180 horas, visa aprofundar conhecimentos em determinado campo;
  • Atualização – Com carga mínima de 30 horas, visa difundir o progresso do conhecimento em determinadas áreas ou disciplinas;
  • Difusão – Visa divulgar conhecimentos e técnicas à comunidade.

Já as atividades de extensão são divididas em três categorias:  

  • Prática profissionalizante: Aprimora o exercício da atividade profissional a graduados;
  • Programa de atualização: Desenvolve junto ao interessado, conhecimento ou técnica em determinada área ou disciplina;
  • Residência: Aberta a graduados, visa o aprofundamento do conhecimento científico e proficiência técnica por meio de treinamento em serviço.

A extensão é uma das três missões fundamentais das universidades, ao lado do ensino e da pesquisa. Sua finalidade é, primordialmente, estabelecer contato com a sociedade, estendendo para além dos muros da universidade toda a sua produção e constituindo-se como um elo entre fundamental com a sociedade.