USP oferece 4,3 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+
O público 60+ pode participar de disciplinas regulares em áreas como comunicação, direito, tecnologia e educação, além de ações complementares
A Universidade de São Paulo (USP) abre, a partir do dia 3 de fevereiro, inscrições para o primeiro semestre de 2025 do programa USP 60+. Serão disponibilizadas mais de 4,3 mil vagas em diversos cursos gratuitos.
As aulas ocorrem na capital e nos campi da USP no interior. Vagas são divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.

A consulta das vagas já está disponibilizada no site do programa (clique aqui). Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos. Cada unidade da USP segue uma data diferenciada de término das inscrições e para atividades complementares o período pode variar ao longo do semestre.
- Amendoim na alimentação pode ajudar a reduzir o risco de depressão
- Como ‘Ainda Estou Aqui’ se tornou um fenômeno global no TikTok?
- Roteiro de viagem: curtindo o melhor de Trancoso em um fim de semana
- Beber leite todos os dias reduz o risco de câncer de intestino
Cursos gratuitos da USP para público 60+
São mais de 300 atividades em diversas áreas do conhecimento. Empreendedorismo; história da música; redação publicitária; direito constitucional; produção audiovisual em comunicação digital; cultura e educação afro-brasileira e indígena; introdução à programação de computadores; psicologia social; fisiologia da atividade motora; e estudo da defesa do consumidor são alguns exemplos de disciplinas regulares ministradas em diversos campi da USP nas cidades de Lorena, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Também estão previstas atividades físicas exclusivas para idosos como dança sênior, lian gong, yoga, condicionamento físico e capoeira bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas, como oficina de teatro, coral, baleias e golfinhos para 50+ e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP.
Para algumas destas atividades complementares as inscrições são realizadas ao longo do semestre.
Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completa 30 anos de atividades, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.