USP oferece curso de Libras 100% gratuito e online

A Libras é uma língua que possui composições semelhantes aos idiomas falados

Conteúdo por Na Prática
15/09/2023 15:30 / Atualizado em 18/09/2023 10:23

A plataforma de cursos online da Universidade de São Paulo disponibiliza gratuitamente um curso online de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) com videoaulas, prática e teoria.

Mais de 10 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema auditivo e, destes, cerca de 2.7 milhões são surdos. De acordo com o último Senso realizado no país, a estimativa é que mais de 2 milhões de pessoas falem a língua no país.

A Libras é uma língua que possui composições semelhantes aos idiomas falados
A Libras é uma língua que possui composições semelhantes aos idiomas falados - Igor Alecsander/iStock

O curso online foi desenvolvido pelo Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e tem como objetivo ensinar as informações necessárias “caso você encontre em seu percurso profissional pessoas surdas ou outros profissionais que trabalham com pessoas surdas”.

As aulas são ministradas pelos professores Felipe Venâncio Barbosa e Janice Gonçalves Temoteo.

O curso gratuito de Libras da USP

Além das vídeo-aulas online, a disciplina “FLL1024 – Língua Brasileira de Sinais” disponibilizada na plataforma inclui o mesmo material de apoio fornecido para os estudantes da FFLCH.

São, a todo, 10 aulas explicativas, um Glossário com as palavras utilizadas, 2 exercícios-teste, 10 práticas, resumos e outros recursos para quem está aprendendo. Para assistir aos vídeos não é necessário cadastro. O curso pode ser acessado neste link (disponível aqui).

Sobre a Libras

A Libras é uma língua que possui composições semelhantes aos idiomas falados, como fonologia (sistema sonoro da língua), morfologia (estrutura e formação das palavras), sintaxe (regras de construção das frases) e semântica (significado) e diferenças regionais. No Brasil, a primeira escola de surdos, o Instituto dos Surdos, foi criada em 1857 por Dom Pedro II, transformada no atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).

Apesar de estar presente no país desde 1857, a Libras foi reconhecida oficialmente como língua das comunidades surdas apenas em 2002, e considerada meio de comunicação e expressão somente em 2016.