USP oferece curso gratuito de astronomia para meninas

Serão ofertadas 400 vagas a serem sorteadas entre as inscritas; 20% serão reservadas para estudantes pretas, pardas ou indígenas

01/06/2024 11:28

A Universidade de São Paulo (USP) segue com inscrições abertas para curso gratuito que estimula meninas a aprenderem astronomia e outras áreas da ciência.

A iniciativa faz parte do projeto Astrominas, que tem como objetivo ensinar as ciências da terra e do universo para meninas com idades entre 14 a 17 anos e desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para garotas.

Serão ofertadas 400 vagas a serem sorteadas entre as inscritas no curso gratuito
Serão ofertadas 400 vagas a serem sorteadas entre as inscritas no curso gratuito - Ninoon/iStock

As turmas irão conectar mulheres cientistas e jovens alunas como forma de incentivá-las a seguirem carreira em ciência e tecnologia.

Quem pode se inscrever no curso gratuito da USP?

Serão ofertadas 400 vagas a serem sorteadas entre as inscritas. Do total, 20% serão reservadas para estudantes pretas, pardas ou indígenas e 60% das vagas serão destinadas a estudantes de escolas públicas.

São requisitos para a inscrição: 

  • Identificação com o gênero feminino (cis ou trans);
  • Ter entre 14 e 17 anos completos até 10/07/2024;
  • Estar regularmente matriculada em uma escola de Educação Básica.

Esses requisitos serão verificados mais de uma vez para que a convocada seja de fato confirmada no projeto.

As inscrições vão até o dia 16 de junho e as atividades irão transcorrer em três semanas, com duração de 3 a 4 horas por dia. Mais informações estão disponíveis no site do projeto (clique aqui).

Projeto Astrominas

O projeto Astrominas nasceu em 2019, idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) para estimular o acesso de mulheres à universidade, estreitar o contato dessas jovens com mulheres cientistas e desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para meninas.

O Astrominas é coordenado pelas professoras Elysandra Figueredo Cypriano, Lilian Soja e Taísa Oliveira de Jesus.

Em 2022, o programa quebrou o recorde de procura, contando com 16.934 inscrições.

Para atender a todas as alunas, o projeto conta com o auxílio de 26 organizadoras e 150 monitoras, conhecidas como fadas madrinhas. 

As fadas madrinhas são as cientistas que irão acompanhar de perto as Astrominas em todas as atividades, ao longo de toda a trajetória das meninas no nosso evento. Trata-se de um trabalho voluntário e extremamente importante, por isso requer muita responsabilidade e comprometimento.