USP oferece cursos gratuitos de português para imigrantes

Serão cedidos certificados de conclusão do curso para todos os alunos aprovados

A Universidade de São Paulo (USP) abriu vagas em cursos gratuitos de língua portuguesa para estrangeiros, especificamente imigrantes ou refugiados.

Listados no sistema Apolo como cursos de difusão, trata-se de aulas de português de nível básico e intermediário, que serão oferecidas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e pela Faculdade de Direito (FD) da USP.

Programas de língua portuguesa da USP para imigrantes e refugiados estão com inscrições abertas
Créditos: Freepik
Programas de língua portuguesa da USP para imigrantes e refugiados estão com inscrições abertas

Ambos os cursos serão ministrados presencialmente e são gratuitos para pessoas com ou sem vínculo com a Universidade.

Veja como se inscrever nos cursos gratuitos da USP

As inscrições vão até o dia 9 de fevereiro no caso do nível iniciante. Já para o intermediário até o dia 16 de março, ou até as vagas serem preenchidas.

São um total de 20 vagas para cada curso e ambos contam com distribuição de certificados para os aprovados após o final das aulas.

As matrículas são feitas por meio do site do Centro de Línguas para o nível básico, e pelo forms (acesse aqui) para o intermediário.

O objetivo da iniciativa é construir e evoluir noções básicas da língua portuguesa para que essas pessoas possam aprender a articular situações de seu cotidiano.

Ambos os cursos abordam, inclusive, situações que imigrantes irão vivenciar no Brasil, como obtenção de documentação, deslocamento e exploração da cidade.

Curso básico de português

O curso de nível iniciante é oferecido pelo Centro Interdepartamental de Línguas (CIL) da FFLCH, e é apresentado com a proposta de construir as primeiras noções linguísticas para a comunicação e desenvolver elementos básicos dos diversos campos vocabulares da língua portuguesa.

De acordo com o centro, o oferecimento do curso se tornou necessário devido ao recente e crescente fluxo migratório de refugiados.

O conteúdo programático conta com elementos elementares da língua, como o alfabeto, tempos verbais e vocabulário. Todo o material será passado aos alunos de uma forma que os prepare para as necessidades que um imigrante encontra em um novo país, como autoapresentação, burocracias de documentação, entrevistas de emprego, entre outros.

Ministradas pela professora Paola de Souza Mandalá, as aulas acontecem no modelo presencial nas instalações do CIL, no prédio da Casa de Cultura Japonesa. Os encontros terão início em 12 de março e acontecem às terças-feiras, das 16h30 às 18h.

Os critérios para aprovação são: frequência mínima de 75%, entrega das atividades propostas e realização da avaliação presencial. Serão cedidos certificados de conclusão do curso para todos os alunos aprovados.

Curso intermediário

O curso de nível intermediário é fruto de uma parceria interna da comunidade USP, oferecido pela FFLCH a pedido do Projeto Sol Novum, da FD.

O Sol Novum é um projeto desenvolvido pelo time da extensão da USP São Francisco do grupo Enactus (organização internacional de empreendedorismo sem fins lucrativos), que visa promover a autonomia para a comunidade de imigrantes e refugiados, por meio do ensino da língua portuguesa.

As aulas do nível intermediário visam desenvolver, fixar e praticar seus conhecimentos prévios no idioma. Por conta disso, o público-alvo do curso são os imigrantes que já possuem desenvoltura com o português ou que já concluíram algum curso iniciante da língua.

Os encontros também são presenciais e seu início está previsto para o dia 16 de março. As aulas acontecem na Faculdade de Direito e serão ministradas por Juliana Lazare Gabriel aos sábados de manhã, das 10h às 13h.

Assim como o curso iniciante, a conclusão do curso intermediário também conta com a entrega de certificados, emitidos pelo CIL. Os critérios de aprovação seguem o mesmo modelo do curso de nível básico.