USP oferece de graça material de apoio para olimpíada de física

Projeto de extensão do Instituto de Física da USP preparou vídeos com resoluções detalhadas de exercícios das provas da segunda fase da OBF

27/09/2024 23:01

Vai participar da Olimpíada Brasileira de Física? O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) preparou um material de apoio 100% gratuito com resoluções detalhadas de exercícios da tradicional competição.

A primeira parte do material, composta de vídeos de resolução de exercícios da segunda fase das provas de 2015 e 2022, pode ser acessada no canal do Instituto de Física no YouTube, ou na página do projeto. Novos materiais serão continuamente disponibilizados.

USP oferece de graça material de apoio a participantes da olimpíada de física
USP oferece de graça material de apoio a participantes da olimpíada de física - Divulgação/SBF

O projeto do IF tem como objetivo estabelecer um canal de comunicação entre escolas e professores de física das escolas públicas (principalmente do estado de São Paulo) com o próprio instituto, por meio da disponibilização de material de estudo corretamente elaborado e adequadamente apresentado, a fim de incentivar uma maior participação na OBFEP.

Os vídeos são realizados por graduandos de licenciatura do IF, e além de servirem de apoio aos estudantes que participam da OBFEP e aos professores que os orientam, também são uma resposta a uma frequente demanda de diversos professores de escolas públicas.

Olimpíada Brasileira de Física

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um tradicional evento organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), aberto à participação de alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais de todos os estados brasileiros.

Seu objetivo é, principalmente, incentivar os jovens estudantes do ensino médio e do último ano do ensino fundamental a se interessar por ciências básicas em geral, com ênfase em física.

Anualmente, a OBFEP entrega prêmios (medalhas de bronze, prata e ouro) para os estudantes que atingem as notas mais altas nas provas, e também oferece reconhecimento para as escolas e professores responsáveis pela participação dos medalhistas.

Podem participar estudantes de escolas públicas do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, além de alunos da 4ª série do ensino técnico. As provas são online, com possibilidade ser impressa.

Neste caso, a escola, no ato de inscrição, deve realizar a solicitação de aplicação dos testes impressos e com pelo menos 15 dias de antecedência em relação às provas da primeira fase.

Com informações do Jornal da USP