USP oferece mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos para 60+
As inscrições seguem até 20 de fevereiro
A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024 do programa USP 60 . Em sua 57ª edição, a iniciativa oferece 4 mil vagas em cursos gratuitos.
As capacitações são divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. As inscrições seguem até 20 de fevereiro.
A consulta das vagas e como efetuar a matrícula está disponível no site cultura.usp.br/usp60.
- Como Lençóis na Bahia está conquistando o coração dos turistas
- Cogna oferece 80 bolsas de estudo para pessoas com deficiência em funções administrativas
- 6 cursos gratuitos de computação em nuvem para fazer hoje mesmo
- Universidade na Bélgica abre vagas em programa de bolsas
Os cursos gratuitos USP 60
Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos. São mais de 200 atividades em diversas áreas do conhecimento.
São oferecidos cursos como: produção audiovisual em comunicação digital; cultura e educação afro-brasileira e indígena; redação publicitária; direito tributário; introdução à programação de computadores; psicologia social; fisiologia da atividade motora; e política fiscal e orçamento público.
Estes são alguns exemplos de disciplinas regulares ministradas em diversos campi da USP nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.
Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Também estão previstas atividades físicas exclusivas para idosos como dança sênior, lian gong, dança de salão, bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas, como oficina de teatro, coral, trilha ecológica e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP. Para algumas destas atividades complementares as inscrições são realizadas ao longo do semestre.
Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completa 30 anos de atividades, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.