USP promove evento internacional gratuito sobre deficiências
O evento é coordenado por profissionais com e sem deficiência e está dividido em 12 eixos temáticos
Entre os dias 21 e 24 de outubro de 2025, a Universidade de São Paulo (USP) realiza a primeira edição do Congresso Internacional sobre Deficiências. O evento, que será realizado de forma presencial e online, é organizado pelo Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas), vinculado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 30 de setembro para quem deseja participar presencialmente (acesse aqui para se inscrever). Já para o formato online, o prazo permanece aberto até o início do evento.

Com o tema “Diversidade, Direitos e Corpos: Participação Social e Barreiras no Mundo Contemporâneo”, o congresso reunirá docentes da USP e convidados de instituições nacionais e internacionais. A proposta é promover o diálogo entre acadêmicos, representantes da sociedade civil, estudantes e gestores de saúde de diferentes países, abordando os desafios e avanços relacionados à inclusão e aos direitos das pessoas com deficiência.
Programação
A programação inclui conferências, mesas-redondas e rodas de conversa, todas com transmissão online. Além disso, haverá apresentações artísticas e painéis temáticos organizados em 12 eixos, com trabalhos em formato de comunicação oral, pôsteres e outras linguagens — estes últimos disponíveis apenas para os participantes presenciais.
Segundo a professora Eucenir Fredini Rocha, terapeuta ocupacional e docente sênior da FFLCH, o objetivo do congresso é ampliar o debate sobre as múltiplas dimensões da deficiência. “Historicamente, a deficiência tem sido tratada sob uma ótica estritamente biomédica, mas é um fenômeno multifatorial — cultural, histórico, social e político”, afirma. Eucenir, que também atuou como docente no Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP, destaca que o tema atravessa todas as esferas da vida: “Por isso, o congresso abordará barreiras, acessibilidade, participação social, vida urbana, cultura e esporte”.
A mesa de abertura terá como tema “Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos” e será conduzida por Carlos Ríos Espinosa, especialista mexicano em direitos internacionais das pessoas com deficiência. Pesquisador da organização Human Rights Watch, Ríos Espinosa integrou o Comitê da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU (CRPD) entre 2011 e 2014.
*Com informações do Jornal da USP