USP recebe inscrições em programa de intercambistas

O programa de integração que ocorrerá no primeiro semestre de 2024 é gratuito e recebe inscrições até o dia 22/03

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o programa de intercambistas USP iFriends. 

A iniciativa acaba sendo voltada para alunos de graduação e pós-graduação da instituição e alunos internacionais, que podem iniciar o semestre acadêmico aprendendo sobre outras culturas e praticando idiomas.

Créditos: Cecília Bastos/Agência USP

As inscrições para a 20ª edição do USP iFriends vão até o dia 22 de março, em dois formatos:

  • Amigo USP (receberá um aluno internacional), com inscrições no Sistema Júpiter para estudantes de graduação e no Sistema Janus para alunos de pós-graduação, ambos no campo USP iFriends;
  • Aluno Internacional (recebido por um amigo USP), com inscrição na área pública do Sistema Mundus, em USP iFriends.

Confira mais detalhes no Guia iFriends 2023 em português e em inglês.

Como funciona o USP iFriends

Para se inscrever no programa USP iFriends o aluno deve preencher um pequeno cadastro com seu perfil e acessar à lista de alunos internacionais participantes do programa.

Basta selecionar até três perfis de alunos internacionais e adicioná-los como amigos. Após a seleção, o sistema envia automaticamente um e-mail ao aluno internacional contendo as informações do seu novo amigo USP. Além disso, as informações de contato do aluno internacional ficarão disponíveis para o amigo USP, que já pode iniciar uma conversa.

Para os alunos internacionais, após preencherem um pequeno cadastro, terão o perfil disponível para seleção do amigo USP participante do programa.

Depois de selecionar um perfil, o sistema envia automaticamente um e-mail ao aluno internacional com as informações do seu novo amigo USP. Então, o novo amigo tem acesso às informações de contato do estudante internacional para iniciar uma conversa.

A iniciativa é uma oportunidade para viver a cidade com um novo olhar, conhecendo ou revisitando locais históricos, pontos turísticos, centros culturais e pratos típicos.

Além disso, o aluno tem a chance de ter uma rica troca de experiências, relevante tanto para seu crescimento pessoal quanto profissional.

* Com informações do Jornal da USP.