USP recebe jovens em projeto de orientação profissional
Evento gratuito da USP recebe vestibulandos para vivência acadêmica e orientação profissional nos campi da capital e do interior
Nos dias 12 e 13 de setembro, sexta e sábado, das 9h às 16h, a Universidade de São Paulo promove a primeira edição do projeto Um Dia na USP. A iniciativa, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), integra o programa USP e as Profissões e tem como objetivo receber estudantes do terceiro ano do ensino médio e vestibulandos diretamente nas unidades de ensino e institutos especializados, auxiliando na escolha da carreira.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online a partir de 1º de setembro, basta acessar aqui.

Na sexta-feira, 12 de setembro, as visitas ocorrerão nos campi do interior do estado e no campus USP Leste, na capital. Já no sábado, 13 de setembro, as atividades se concentram no campus Butantã e no Quadrilátero da Saúde – Direito, localizado na região central de São Paulo.
Ao todo, 40 unidades de ensino e pesquisa participam do evento, sendo 24 na capital e 16 no interior. A programação contempla 103 atividades, entre palestras, rodas de conversa e visitas guiadas, com oferta de 11,4 mil vagas para os participantes.
“Mais do que conhecer os cursos, trata-se de vivenciar a rotina universitária, conversar com docentes e alunos, visitar laboratórios, museus e bibliotecas, além de participar de atividades culturais e científicas”, explica Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.
Segundo Marli, o projeto busca aproximar os futuros estudantes da universidade e reforçar o sentimento de pertencimento. “Queremos despertar vocações, ampliar horizontes e transmitir a confiança de que a universidade pública é um bem coletivo, construído para todos”, afirma.
Palestras sobre vestibular e cultura
No campus Butantã, além das visitas às unidades de ensino, os participantes poderão assistir a palestras sobre o vestibular com a equipe da Fuvest, no auditório István Jancsó, do Complexo Brasiliana. A programação cultural da PRCEU também estará presente ao longo do dia, com diversas atrações.

Entre os destaques, o Programa Giro Cultural oferecerá o roteiro Vista Panorâmica, um passeio de ônibus pelo campus com mediação especializada. Os visitantes terão acesso a informações sobre a história da USP, suas unidades, institutos e museus. Já o Centro de Preservação Cultural (CPC) realizará o Roteiro do Patrimônio Cultural: Obras Escultóricas da Cidade Universitária, uma visita guiada que convida à reflexão sobre o conjunto de esculturas externas que compõem a memória da instituição.
No Centro Cultural Camargo Guarnieri, o público poderá conferir apresentações musicais do Grupo Azul do Coralusp, participar de uma aula experimental de teatro na sala Butantã do Teatro da USP (Tusp) e assistir à sessão do filme nacional “Marte UM”.
A ciência também está contemplada nas atividades oferecidas pelo Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) com brinquedos de física, a oficina de réplica de fósseis da Estação Ciência, entre outras que acontecerão na Praça do Relógio.
Para Marli Quadros Leite, estar próximo da população é muito importante. “Essa aproximação é fundamental porque a Universidade de São Paulo, como instituição pública que é, só cumpre plenamente sua missão quando dialoga com a sociedade.” De acordo com a pró-reitora “ao mostrar o que fazemos em relação à ciência, cultura, inovação e extensão, fortalecemos laços”. Ela completa dizendo que “queremos conquistar outros jovens e assim reafirmamos o papel da USP como motor de conhecimento, cultura e transformação social”.
USP e as Profissões
O Programa USP e as Profissões é composto por diversos projetos como a tradicional Feira de Profissões on line, que em 2025 será realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro, as Visitas Monitoradas às unidades de ensino, pesquisa, institutos e órgãos da Universidade, que acontecem ao longo do ano.
Iniciativa também contempla o projeto De Volta à Escola: Eu na USP, que leva estudantes para as escolas públicas que estudaram com o intuito de estimular os colegas secundaristas a ingressarem na USP e a ação conjunta e concentrada Um dia na USP, com visitas às unidades, atividades sobre a vida universitária, carreiras, rodas de conversa, ações culturais e palestras.
Com informações do Jornal da USP