USP, Unicamp e Unesp liberam acesso a bibliotecas virtuais
As três instituições disponibilizam livros de forma gratuita para estudantes e demais interessados
Você sabia que é possível acessar as bibliotecas físicas e virtuais das três universidades públicas de São Paulo – USP, Unicamp e Unesp – disponibilizam acesso gratuito a livros de diversos gêneros?
Além da importância acadêmica, as universidades vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, contam com um grande acervo literário.
As três instituições disponibilizam livros de forma gratuita para estudantes e demais interessados, que podem ser acessar de onde a pessoa estiver, no caso das bibliotecas virtuais.
- Câncer de intestino: sintomas e prevenção para reduzir os riscos
- País das especiarias e rio sagrado: 6 curiosidades sobre a Índia; a terceira vai te surpreender
- O simples hábito japonês noturno que promete mais energia ao acordar
- Tottenham x Manchester United: aproveite a odd 2.50 para Son marcar
Veja como acessar as bibliotecas virtuais da USP, Unicamp e Unesp
USP
Com um acervo gratuito, a Universidade de São Paulo (USP) abrange diversas áreas de conhecimentos em seus livros, proporcionando obras completas que exploram temas como saúde, engenharia, turismo e educação.
São 67 bibliotecas em suas unidades de ensino, museus e institutos de pesquisa dos diversos campus, que somadas ao Departamento Técnico da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, órgão da reitoria, que compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.
As bibliotecas físicas da universidade são abertas ao público para consultas e pesquisas, mas não têm empréstimo de livros. Mas a USP também conta com a Biblioteca Digital (BBM Digital) da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), que disponibiliza de forma ampla e gratuita um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil.
Atualmente, mais de 3.500 títulos estão disponíveis em acesso aberto na BBM Digital. A biblioteca conta com mais de 60 mil itens que falam não apenas da história do país, mas também sobre o Brasil.
Ao todo, a USP conta com 2.434.137 livros em suas unidades físicas e 544.139 virtualmente.
Unicamp
O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) é composto por 30 bibliotecas, sendo uma central, uma de obras raras e coleções especiais e 28 bibliotecas setoriais, localizadas nas unidades de ensino e pesquisa, centros e núcleos.
As bibliotecas possuem um vasto acervo que abrangem diversas áreas do conhecimento que juntas enriquecem o ambiente acadêmico e cultural da universidade.
No que refere-se ao acervo bibliográfico impresso de livros, teses e dissertações, a Unicamp disponibiliza uma impressionante coleção que totaliza 1.096.758 materiais; em relação a títulos de periódicos impressos 19.504 títulos com centenas de milhares de fascículos; além disso, temos uma rica coleção de materiais especiais, somando 312.154 materiais.
As bibliotecas da Unicamp são acessíveis a qualquer pessoa da comunidade interna e externa para consulta do acervo. No entanto, o empréstimo de materiais está sujeito a algumas restrições: para a comunidade externa à universidade, esse serviço está disponível apenas por meio da Biblioteca Comunitária da Unicamp (BIBCOM), cujo acervo é voltado à literatura, conhecimentos gerais, entretenimento, entre outros temas.
Para efetuar o cadastro para empréstimo de livros, é necessário ser morador de Campinas e Região. Nas demais bibliotecas do sistema, o empréstimo é restrito à comunidade acadêmica, composta por alunos, professores e funcionários da universidade.
O horário de funcionamento das bibliotecas pode ser consultado aqui.
Além das bibliotecas físicas, a Unicamp oferece uma variedade de recursos online para enriquecer ainda mais o acesso ao conhecimento. Entre esses recursos, destaca-se a presença da Biblioteca Digital da Unicamp, que engloba diversas coleções digitais, facilitando o acesso a conteúdos acadêmicos e científicos.
A Unicamp também mantém o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) e o Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp, que oferecem acesso a artigos científicos, teses, dissertações e outros materiais produzidos pela comunidade acadêmica da universidade.
Até 2024, contabiliza-se um total de 40.854 títulos de periódicos eletrônicos no acervo da SBU, tanto físico como virtual, dos quais 2.854 são assinaturas exclusivas da Unicamp e 38.000 são acessados através do Portal de Periódicos da CAPES.
Unesp
A Unesp contém 34 bibliotecas em seus campus e ainda um acervo digital, na Biblioteca Digital da Unesp, que reúne documentos de naturezas diversas, tais como livros e periódicos, possibilitando à sociedade acessibilidade ao conhecimento. As bibliotecas da universidade também são de acesso ao público.