USP abre 1,5 mil vagas para ingresso com a nota do Enem

As inscrições se encerram no dia 20 de dezembro; confira requisitos

02/12/2024 05:15

A Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições para quem deseja concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da instituição usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Enem-USP 2025 oferece 1,5 mil vagas em diversos cursos e faz a seleção com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem 2024.

Estudantes que prestaram o Enem 2024 podem concorrer a uma vaga na USP
Estudantes que prestaram o Enem 2024 podem concorrer a uma vaga na USP - Divulgação/USP

As inscrições (faça aqui) se encerram no dia 20 de dezembro, data que também é o prazo para o pagamento da taxa de inscrição de R$ 11.

Quem pode concorrer às vagas na USP

O processo, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), permite concorrer às vagas os alunos que já concluíram ou que venham a concluir, no ano letivo de 2024, o Ensino Médio ou equivalente, além de portadores de diploma de curso superior oficial e reconhecido, devidamente registrado, que tenham se submetido às provas do Enem no ano de 2024.

O Enem USP 2025 são oferecidos cursos em três Áreas do Conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas; e Ciências Humanas e Sociais. O candidato deve se inscrever em uma única Área do Conhecimento e selecionar, em ordem de prioridade, até o máximo de três cursos pretendidos.

No entanto, ele poderá alterar suas opções dentro da Área do Conhecimento escolhida no momento da inscrição, no site da Fuvest, no período de 15 a 16 de janeiro de 2025. O edital completo do processo seletivo está disponível neste link.

A primeira chamada de candidatos aprovados pele Enem-USP será em 17 de janeiro de 2025 e a segunda em 24 de janeiro. Haverá também chamadas de candidatos em listas de espera.

Isenção da taxa de inscrição

Ficam isentos da taxa de inscrição os candidatos que obtiveram isenção da inscrição no concurso vestibular Fuvest 2025, os que estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).