Veja como pedir isenção da taxa para o vestibular da Univesp

Os cursos são totalmente gratuitos e ministrados em uma plataforma on-line

Até às 21h do dia 16 de fevereiro, as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa para o vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Os benefícios são concedidos no site do vestibular.

No mesmo período, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007. 

Veja como pedir isenção da taxa para o vestibular da Univesp
Créditos: Andrea Piacquadio/Pexels
Veja como pedir isenção da taxa para o vestibular da Univesp

Segundo divulgado pela Univesp, no momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”. O custo da inscrição é de R$ 52,00. Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula.

Os candidatos devem preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados.

No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2021, 2022 e 2023, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. 

Caso a nota do Enem 2023 não seja divulgada até o dia 8 de abril, não valerá para esse processo seletivo.

Caso a nota do Enem 2023 não seja divulgada até o dia 8 de abril, não valerá para esse processo seletivo.
Créditos: Divulgação
Caso a nota do Enem 2023 não seja divulgada até o dia 8 de abril, não valerá para esse processo seletivo.

 No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas. São mais de 23 mil vagas, em 425 polos, maior processo seletivo em alcance territorial do estado. 

Os cursos da Univesp

Os cursos da Univesp, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. 

No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos). Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre um dos três cursos. 

Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).

Saiba mais sobre os cursos aqui.

*Com informações da Univesp.