Últimas notícias:

Loading...

Veja sugestões de livros infantis para diferentes faixas etárias

Leitura aumenta o repertório cultural e intelectual das crianças

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

A leitura, independentemente da faixa etária, é uma ótima opção para contribuir com o desenvolvimento cognitivo e aprendizado escolar. Muitos responsáveis pela educação das crianças, no entanto, podem ter dúvidas sobre quais são os títulos adequados a cada idade.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu informações para inspirar e promover a paixão dos pequenos pela leitura desde a infância, com uma seleção especial de obras.

Os benefícios de ler com o seu filho

Crédito: William Fortunato/PexelssVeja sugestões de livros infantis para diferentes faixas etárias

A leitura pode ser uma tarefa feita de forma individual, mas também pode ser conduzida coletivamente (com pais e filhos se dividindo entre páginas e capítulos). Por conta dessa característica, ela traz benefícios muito importantes para a infância, como:

• mais tempo de convívio com os pais, o que é fundamental para que as crianças possam se identificar com os adultos, compartilhar experiências com eles e identificar interesses em comum;
• fortalecimento dos laços afetivos e a valorização da união, da colaboração e da parceria com a família;
• maior compreensão do que são as emoções e sobre como os sentimentos podem ser expressos nas diferentes situações do dia a dia;
• aumento do repertório cultural e intelectual das crianças, tanto a nível nacional quanto a nível internacional, dependendo da história.

As nossas sugestões de livros infantis

Crédito: Viviane Monconduit/PixabayLeitura aumenta o repertório cultural e intelectual das crianças

Para crianças de 3 a 6 anos

O Rei que Ria: traz a narrativa sobre Juca, que vive em um país distante do Brasil, onde os sonhos não se realizam. Inconformado, ele decide mudar esse cenário de uma vez por todas. Para tanto, se preciso for, ele vai encarar até mesmo o rei.

Para crianças de 6 a 9 anos

O Menino Maluquinho: desenvolvida e escrita pelo famoso Ziraldo, a história traz as peripécias de um menino que, movido pela curiosidade, se aventura com os amigos em busca de entender como funciona o mundo e o que o aguarda no futuro.

Para crianças de 9 a 12 anos

Meu Pé de Laranja Lima: conta a vida do pequeno Zezé, que cresce em meio a dificuldades financeiras e problemas familiares. Porém, apesar das adversidades, ele consegue encontrar motivos para querer viver, crescer e se aventurar pelo mundo. Esse livro é um grande clássico brasileiro do século 20.

Viu só como não faltam boas sugestões de livros infantis? Quer saber mais sobre o tema e conhecer outras sugestões de livros infantis para diferentes faixas etárias? Então, leia o artigo completo no blog Novos Alunos.


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.