Videoarte Ibero-America é destaque em mostra gratuita no Cinusp

Os trabalhos estão divididos em 5 categorias diferentes e traçam um panorama da criação audiovisual na América Latina e Espanha

Cena do curta chileno “Brisas”, de Enrique Ramírez.

O Cinusp dedicará espaço em sua programação aos trabalhos de audiovisual ibero-americanos entre os dias 17 e 21 de junho. A mostra gratuita “Arranjos Experimentais – Arte Audiovisual Latino-Americana” reúne curtas-metragens que refletem não apenas a estética, mas também a narrativa dos vídeos produzidos em diferentes países.

O evento faz parte do Seminário Internacional Arranjos Experimentais – Cultura Numérica Audiovisual e, além das seções de cinema, acontecerão palestras, mesas de debate e performances audiovisuais no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP, Paço das Artes e no Centro Universitário Maria Antônia. No Cinusp, as exibições estão programadas para dois horários: às 16h e às 19h.

A mostra conta com 5 categorias, cada uma delas possui um foco específico. Em “Tela Canibal” serão exibidos trabalhos cuja característica em comum é a apropriação de imagens e sons alheios, ou seja, cada peça escolhida apropria-se de fragmentos de filmes, pinturas, ou uma ação de arte completa. “Memória Política” traz críticas à história dos povos abordados nos filmes. Já “Cidade: Derivas e Relatos” explora os elementos que compõem as metrópoles.

Tratando-se de cidadãos e as suas muitas personalidades, os vídeos escolhidos para o programa “Identidades em Trânsito” têm como pano de fundo as mudanças no comportamento social. Por fim, “Jogos de Linguagem” agrupa trabalhos nos quais as muitas especificidades do audiovisual são utilizadas pelos artistas.

Veja a programação completa:

Cidade: Derivas e Relatos

Datas: 19 e 21/6
Horários: 16h e 19h, respectivamente

AIA
Informações técnicas: Chile, 2009, cor, digital, 3′.
Direção: Valentina Serrati.
Sinopse: A artista convida o espectador a contemplar a cidade de Taiwan e o desamparo existencial do protagonista, solitário personagem pós-moderno e pós-industrial.

 

Antena
Informações técnicas: Argentina, 2011, p&b, digital, 2’.
Direção: Ricardo Vázquez.
Sinopse: A interação entre pássaros e uma antena constrói uma pequena peça coreográfica entre animais e objeto.

Paris City of Light, the City of Love … Could Become Anywhere? An Act of Patience, a Still Image Disappears. Could That Be a City?
Informações técnicas: Chile/França, 2009, cor, digital, 10’.
Direção: Enrique Ramirez.
Sinopse: A Torre Eiffel, ícone supercodificado pela história e pelo turismo, desaparece lentamente do cartão postal. Paris, a cidade da luz, a cidade do amor, poderia tornar-se uma cidade qualquer?

 

Avenida Libertador
Informações técnicas: Venezuela,p&b, 2006, digital, 4’.
Direção: Alexander Apóstol.
Sinopse: A Avenida Libertador separa dois municípios politicamente rivais de Caracas. Como maneira de demarcar seus territórios, cada município apropriou-se da parede de um lado da avenida, decorando-a com murais de tradições artísticas opostas. Neste espaço, transexuais que habitam a avenida assumem os papéis dos artistas oficiais de cada lado, parodiando o uso da arte pelo Estado como propaganda política.

 

Robador: Sinfonía de una Calle
Informações técnicas: Espanha, 2011, cor, digital, 12’.
Direção: Damián Peralta M..
Sinopse: Resultado de um ano de filmagens feitas da janela do terceiro andar de um edifício na rua Robador, em bairro de imigrantes no centro de Barcelona. Ao longo de um dia fictício, a narrativa possibilita ao espectador observar e adentrar nos universos citados neste local permeado por histórias, línguas e culturas diferentes.

 

Tener Pies y no Tener Tierra
Informações técnicas: Alemanha, 2011, cor, digital, 6’.
Direção: Marcela Moraga
Sinopse: Nas ruas de Berlim, a artista traça uma linha de terra no chão e tenta devolver terra fértil às árvores. O gesto busca despertar a reflexão sobre o valor do solo, o direto à colheita, a possível desaparição do campesinato e dos indígenas e a caracterização de terra como sujeira gerada pelo pensamento higienista urbano.

 

Heteróclito
Informações técnicas: Chile, 2013, p&b, 8mm, 7’ – exibição digital.
Direção: Sebastián Schmidt-Urzúa.
Sinopse: As ruas, o trânsito, os detalhes da cidade de Santiago são explorados a partir de uma perspectiva abstrata, com imagens atemporais, sem contexto, sem respaldo histórico.

Conceitos Fundamentais do Mundo Moderno – Capítulo 1: La Oficina
Informações técnicas: Espanha/EUA, 1998, cor, digital, 5’.
Direção: León Siminiani.
Sinopse: Formada por quatro capítulos, a série de minidocumentários Conceitos Fundamentais do Mundo Moderno, realizada no contexto urbano de Nova York, visa constituir princípios para entender e definir o mundo moderno. Neste primeiro capítulo, o autor descreve minuciosa-mente o ambiente de trabalho de um escritório, evidenciando a autoritária escala hierárquica deste espaço.

Conceitos Fundamentais do Mundo Moderno – Capítulo 2: El Permiso
Informações técnicas: Espanha/EUA, 2001, cor, 16mm, 4’ – exibição digital.
Direção: León Siminiani.
Sinopse: Com base em uma definição formal, constante dos dicionários, da palavra “permissão”, o artista recria a gênese e a prática desta ideia, que aparece na transição entre o mundo antigo e o moderno.

Conceitos Fundamentais do Mundo Moderno – Capítulo 3: Digital
Informações técnicas: Espanha/EUA, 2003, cor, digital, 6’.
Direção: León Siminiani.
Sinopse: A terceira parte da série busca evidenciar as mudanças sociais que foram produzidas como resultado da imposição da tecnologia digital.

 

Conceitos Fundamentais do Mundo Moderno – Capítulo 4: El Transito
Informações técnicas: Espanha/EUA, 2009, cor, digital, 12’.
Direção: León Siminiani
Sinopse: No último capítulo da série, o artista analisa a “hora do rush” e sua consequência na vida do homem moderno.

Identidades em Trânsito

Datas: 18 e 20/6
Horários: 16h e 19h, respectivamente

La Muerte de Videoman
Informações técnicas: Espanha, 2010, cor, vídeo digital e 16mm, 8’ – exibição digital.
Direção: Fernando Llanos e Gregorio Rocha.
Sinopse: O vídeo narra as vicissitudes de Videoman do outro lado da fronteira do México, aonde ele vai para apresentar suas intervenções em vídeo sobre a invasão de Pancho Villa e a violência extrema do narcotráfico, impulsionadas pelas políticas impostas por Washington.

Romantic Boredom Has Never Been So Exciting
Informações técnicas: México, 2011, cor, digital, 5’.
Direção: Narda Alvarado.
Sinopse: A artista segura com as duas mãos uma folha de papel, como se estivesse controlando um volante. Um vídeo é projetado na folha, ao mesmo tempo em que a situação é filmada e projetada em uma tela grande. Com isso, ela procura mostrar seu estado de espírito.

 

The Game Is Never Over
Informações técnicas: México, 2013, cor, digital, 5’.
Direção: Juan Carlos de la Parra.
Sinopse: Através de narrativa ao estilo dos videogames, o artista retrata a si próprio transitando por caminhos e vencendo obstáculos impostos por uma sociedade consumista.

518
Informações técnicas: México, 2011, cor, digital, 8’.
Direção: Nicolás Spencer.
Sinopse: O vídeo propõe uma recriação performática dos 518 dias aos quais o artista fora condenado a manter-se recluso. Dessa maneira, ele tenta compreender os regimes de exclusão e de construção de identidade do louco ou do criminoso, subcodificadas pela sociedade e por sua noção de liberdade.

 

Estereotyper
Informações técnicas: Paraguai, 2013, cor, digital, 2’.
Direção: Belka Sputnik.
Sinopse: A partir do uso da ferramenta de busca do Google, a artista reflete a respeito dos estereótipos que são fabricados coletivamente através da internet.

 

Like a Selknam
Informações técnicas: Holanda, 2005, cor, digital, 2’.
Direção: Marcela Moraga.
Sinopse: Em uma paisagem artificial em Rotterdam, a artista ouve no rádio sons originados em ambiente natural. Assim, ela trabalha com a ideia de natureza e espaços artificiais dentro de cidades.

 

Chavín y Píxel
Informações técnicas: Chile, 2009, cor, digital, 6’.
Direção: Marcela Moraga.
Sinopse: Projeto de animação inspirado na estranha semelhança que há entre o grafismo desenvolvido pelas culturas pré-colombianas e a estética eletrônica da imagem “pixelada”.

 

Puschka I
Informações técnicas: Bolívia, 2010, cor, digital, 5’.
Direção: Aruma (Sandra De Berduccy)
Sinopse: Execução performática de uma composição musical a partir do entrelaçamento dos fios de fitas cassetes, formando um “tecido” sonoro. Assim, a composição musical manipula os conteúdos sonoros de velhos cassetes, que fazem referência às memórias de uma tecedora.

Celeste
Informações técnicas: Chile/Paraguai, 2007, cor, digital, 4’.
Direção: Valentina Serrati.
Sinopse: Inspirado no livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, o vídeo explora um estado mental alienado pelo isolamento físico e emocional. Através de atos performáticos, envolvem-se e registram-se espaços particularmente altos no centro de Santiago, no Chile.

 

Cartografías
Informações técnicas: Chile, 2012, cor, digital, 19’.
Direção: Enrique Ramírez.
Sinopse: A partir da exploração da paisagem, o artista constrói imaginários geopoéticos.

Jogos de Linguagem

Datas: 17 e 21/6
Horários: 16h e 19h, respectivamente

Aphanousia
Informações técnicas: Espanha, 2010, cor, digital, 5’.
Direção: Maya Watanabe.
Sinopse: Aphanaousia, do grego: a – prefixo negativo; pah(n) – aparecer, mostrar; pusía – essência, substância. A partir deste conceito grego, a artista mostra uma atriz interpretando diálogos retirados de diversos filmes do cinema clássico, suspendendo seu sentido original.

Midiendo el Ser
Informações técnicas: Espanha/Chile, 2006, cor, 16mm, 5’ – exibição digital.
Direção: Sebastián Schmidt.
Sinopse: Com referências dos primeiros anos do cinema experimental, o artista constrói um filme não narrativo, formulado como uma proposição visual que reflete sobre a relação entre palavra, som e imagem em movimento.

Especie Doméstica
Informações técnicas: Colômbia, 2011, cor, digital, 3’.
Direção: Alejandra Rincón.
Sinopse: A obra tem como antecedente um projeto de 2009, que reflete sobre os gêneros tradicionais da pintura: a natureza morta, o retrato e a paisagem. A artista brinca com códigos dessa arte para compor uma performance de objetos.

 

Vacío, Correspondencia y Colisiones de Escritorio
Informações técnicas: Colômbia, 2011, cor, digital, 7’.
Direção: Alejandra Rincón.
Sinopse: Com referências dos primeiros anos do cinema experimental, a artista constrói um filme não narrativo sobre as relações entre palavra, som e imagem em movimento.

 

Las Sirenas Ya no Cantan
Informações técnicas: Colômbia, 2010, cor, digital, 3’.
Direção: Hugo Marín.
Sinopse: Projeto surgido a partir de um fracasso amoroso, do qual restou apenas uma curta gravação em vídeo.

Límites 1ª Persona
Informações técnicas: Espanha, 2009, cor, digital, 6’.
Direção: León Siminiani.
Sinopse: O diretor reflete sobre o fracasso de sua vida sentimental através de um vídeo feito a partir de imagens gravadas em uma viagem ao deserto. Assim, ele despe e desconstrói a retórica sentimental cinematográfica, ao mesmo tempo em que desconstrói sua própria história amorosa.

Voodoochild – OnionSkin
Informações técnicas: Chile, 2013, cor, digital, 12’.
Direção: Christian Oyarzun.
Sinopse: Voodoochild é uma banda DIY (Faça Você Mesmo) cyberpunk de Santiago, no Chile. Seu único membro humano é Christian Oyarzún, um artista multimídia, sendo o restante da banda composto por uma série de softwares e hardwares. Em Voodoochild, as práticas de bricolagem são respaldadas por uma concepção crítica de tecnologia, que questiona o estado atual das coisas.

 

Transferring, Storing, Sharing and Hybriding: The Perfect Humus
Informações técnicas: Alemanha, 2010, cor, digital, 16’.
Direção: Marcello Mercado
Sinopse: O que estamos armazenando a cada segundo em nossos cérebros, discos, servidores, códigos genéticos? Quais conexões são geradas entre esses conteúdos? Considerando a realidade contemporânea como um processo de hibridização e apropriação, o trabalho reflete sobre a relação entre arquivos digitais, genoma humano, dados de satélite e bancos de dados, o amálgama que fertiliza o futuro.

SUMMA – Notations
Informações técnicas: Alemanha, 2012, p&b, digital, 4’.
Direção: Marcello Mercado.
Sinopse: O diretor reflete sobre o fracasso de sua vida sentimental através de um vídeo feito a partir de imagens gravadas em uma viagem ao deserto. Assim, ele despe e desconstrói a retórica sentimental cinematográfica, ao mesmo tempo em que desconstrói sua própria história amorosa.

 

DELETE
Informações técnicas: Alemanha, 2012, p&b, digital, 10’.
Direção: Marcello Mercado.
Sinopse: O artista tenta criar uma linguagem que apague outras linguagens a partir da criação de um “novo alfabeto” não convencional.

 

Going and Going: A Paper Computer Game
Informações técnicas: Bolívia, 2012, cor, digital, 12’.
Direção: Narda Alvarado.
Sinopse: Réplica das interfaces digitais dos videogames através de trabalho artesanal com desenhos e papéis cortados.

 

Controles
Informações técnicas: Espanha, 2006, cor, digital, 36’’.
Direção: Pablo Muller.
Sinopse: Com a aparição do YouTube, a criação e distribuição de vídeos multiplicou-se exponencialmente. Nesse vídeo, o artista faz um jogo entre o ato de gravar e exibir e as condições que se interpõem e alteram nossa maneira de ver.

Memória e Política

Datas: 19 e 20/6
Horários: 19h e 16h, respectivamente

Brisas
Informações técnicas: Chile, 2008, cor, 35mm, 13’ – exibição digital.
Direção: Enrique Ramírez.
Sinopse: Através de um personagem anônimo que cruza a Moneda, casa de governo chilena, o artista problematiza a história recente do Chile e a tensão entre memória individual e coletiva.

Propaganda Décimo Aniversario
Informações técnicas: Peru, 2010, cor, digital, 2’.
Direção: Cristián Alarcón Ismodes.
Sinopse: A partir de imagens de arquivo de noticiários dos anos 2000, o artista propõe uma releitura do episódio da Marcha dos Quatro “Suyos”, realizada após a acusação de fraude que rondou a terceira eleição consecutiva de Fujimori como presidente do Peru. O artista tenta reconstruir o episódio por meio de vozes em off, tipografias e grafismos que remetem aos trailers realizados pelo estúdio Ghibli, no Japão.

Documental
Informações técnicas: Venezuela, 2005, cor, digital, 2’.
Direção: Alexander Apostol.
Sinopse: Uma família moradora de uma favela em Caracas assiste na televisão a um documentário histórico feito nos anos 1950. Nele, as construções modernas ilustram o nascimento de uma nova sociedade na Venezuela, que contrasta com a precariedade da vida desses espectadores.

 

Warscape: Sonata por una Bala Perdida
Informações técnicas: México, 2013, cor, digital, 5’.
Direção: Vlax.
Sinopse: Paisagem audiovisual que documenta a narcoguerra, enfatizando o ponto de vista utilizado pelas mídias sociais.

Traducción
Informações técnicas: Cuba, 2005, digital, 4’.
Direção: Luis Gomez.
Sinopse: A tradução para o espanhol de uma famosa canção, interpretada por Ella Fitzgerald, aparece na tela sem nenhuma imagem de fundo, fazendo com que cada frase pareça uma manifestação de protesto do artista.

Diglosia
Informações técnicas: Cuba, 2010, cor, digital, 11’.
Direção: Ernesto Leal.
Sinopse: Através da montagem de palavras retiradas de cartazes de propagandas encontradas nas ruas cubanas, o artista constrói mensagens que, ditas abertamente, seriam censuradas.

Ayuda Humanitaria
Informações técnicas: Cuba/Espanha, 2012, cor, digital, 21’ – exibição digital.
Direção: Nuria Guell.
Sinopse: Registro do projeto que Nuria Guell realizou durante sua estadia em Cuba. Nesse projeto, a artista oferecia-se como esposa ao cubano entre 25 e 35 anos que a escrevesse “a carta de amor mais bonita do mundo”. O material recebido foi analisado por um júri formado por três prostitutas cubanas, que selecionou a carta vencedora e, portanto, o esposo dela.

Interna
Informações técnicas: Espanha, 2013, cor, digital, 7’.
Direção: María Jesús Valenzuela Vittini.
Sinopse: Uma reflexão em torno do espaço, tanto físico quanto existencial, em que vivem três trabalhadoras domésticas imigrantes na Espanha.

Homenaje a los Caídos
Informações técnicas: Espanha, 2012, cor, digital, 12’.
Direção: Daniela Ortiz e José Quiroga.
Sinopse: Registro da passeata realizada pela artista em 12 de outubro de 2012, Dia Nacional da Espanha. Carregando uma imagem de Samba Martine, a artista presta uma homenagem aos imigrantes caídos no cárcere de retenção para estrangeiros ilegais na Espanha.

Tela Canibal

Datas: 17 e 19/6
Horários: 19h e 19h, respectivamente.

Si las Pinturas Hablaran
Informações técnicas: Chile, 2007, cor, digital, 5’.
Direção: Pablo Müller.
Sinopse: Através dos meios de intervenção digital, o autor consegue realizar uma fantasia: fazer falar os personagens de algumas das mais emblemáticas pinturas da história da arte.

Escena Pasional del Arte, da Trilogia de Arte Chilena
Informações técnicas: Chile, 2006, cor, digital, 4’.
Direção: Yael Rosenblut.
Sinopse: Pasional é um dos vídeos da Trilogia de Arte Chilena, projeto concebido por Yael Rosenblut como uma maneira de interpretar peças chaves da pintura chilena do século XIX. A artista recria a pintura Señor Ramón Martínez Luco y Caldera y Su Hijo José Fabián, do pintor José Gil de Castro, em formato de videoclipe, utilizando como intérpretes um famoso e polêmico curador e crítico de arte e um artista plástico chileno de origem mapuche. O vídeo alude às relações de poder que se estabelecem no campo artístico e social chileno.

 

El Beso, Amor Sublime, da Trilogia de Arte Chilena
Informações técnicas: Chile, 2009, cor, 16mm, 6’.
Direção: Yael Rosenblut.
Sinopse: Vídeo baseado na pintura La Carta, de Pedro Lira. A artista é a protagonista de uma cena que pretende decifrar o mistério e o segredo deste quadro.

 

La Perla del Mercador, da Trilogia de Arte Chilena
Informações técnicas: Chile, 2009, cor, digital, 7’.
Direção: Yael Rosenblut.
Sinopse: Vídeo baseado na pintura La Perla del Mercador, de Alfredo Valenzuela Puelma. A obra é considerada a primeira pintura chilena a exibir um nu, retratado a partir de modelos clássicos de representação. A artista propõe uma atualização deste quadro, aludindo ao Sequestrador de Amstetten, um padre que manteve sua filha, com quem teve sete filhos, presa durante vinte e quatro anos.

 

G.O.D. – Garden of Delights
Informações técnicas: Espanha, 2012, cor, digital, 2’.
Direção: Maite Cajaraville.
Sinopse: O vídeo mostra o processo e os resultados de uma instalação interativa onde o público torna-se protagonista de uma das pinturas mais emblemáticas do nosso imaginário: O Jardim das Delícias Terrenas, de El Bosco.

Coyotería
Informações técnicas: México, 2007, cor, digital, 17’.
Direção: Yoshua Okón.
Sinopse: Uma reconfiguração da peça Eu Amo a América e a América me Ama, de Joseph Beuys.

 

Circuladô
Informações técnicas: Brasil, 2007, p&b, digital, 5’.
Direção: André Parente.
Sinopse: Versão mono canal da instalação Circuladô. No vídeo, diferentes personagens giram em torno de si mesmos, tentando representar experiências de transe: a morte, a loucura, a busca pelo destino. As imagens de arquivo são retiradas de filmes nos quais os movimentos dos corpos se apresentam como um tributo à história do cinema e às experiências centradas no corpo, que aludem ao canibalismo, ao carnaval, ao movimento da antropofagia brasileira, ao cinema novo, ao cinema marginal, e ao neoconcretismo.

 

Dos Veces Adiós
Informações técnicas: Chile, 2010, cor, digital, 3’.
Direção: Nicolas Grum.
Sinopse: O artista apresenta a paráfrase de um episódio do filme E o Vento Levou, com um jovem casal, em uma cidade qualquer.

 

Sunset Boulevard
Informações técnicas: Uruguai, 2011, p&b, digital, 2’.
Direção: Brian Mackern.
Sinopse: A partir de algumas cenas do filme Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder, o realizador constrói novas combinações da relação entre imagem e som, revelando o conteúdo plástico e coreográfico desse clássico do cinema. Esta peça faz parte da série [cinema.tik][living.stereo][soundtoys.remixed], que Mackern costuma apresentar em tempo real.

Le Paradis
Informações técnicas: Espanha, 2010, p&b, digital, 4’.
Direção: María Ruido.
Sinopse: Através da apropriação de fragmentos dos filmes Nathalie Granger, de Marguerite Duras, e En Rachâchant, de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, baseado em conto de Duras, a autora traça um autorretrato do suposto paraíso da infância, em seus conflitos e contradições.

 

Remoto País
Informações técnicas: Chile, cor, 2012, digital, 4’.
Direção: Nicolás Grum.
Sinopse: Recompilação de cenas de filmes que retratam o Chile, sempre de um ponto de vista exótico. Os fragmentos propõem uma leitura deslocada das relações geopolíticas e o imaginário da indústria cinematográfica.

 

Fuera de Serie
Informações técnicas: Espanha, 2012, cor, digital, 35’.
Direção: María Cañas.
Sinopse: O filme opera como um zapping delirante do imaginário televisivo de uma nação que dialoga com os estereótipos sociais espanhóis transmitidos através da televisão pelo poder político atual.

[tab:END]

Por Redação