Videoaulas de inglês grátis e online para dominar o idioma

Quer facilitar sua vida? Você pode estudar um novo idioma gratuitamente e sem sair de casa. Veja as melhores videoaulas de inglês grátis!

Por: Redação Comunicar erro

Vai fazer um intercâmbio ou viagem? Quer treinar o inglês para vestibular e exames? Ou precisa dar um up no speaking para turbinar sua carreira? Assistir algumas videoaulas de inglês pode ser uma grande pedida para aprender o idioma.

A Catraca Livre fez uma seleção incrível para você estudar na boa e sozinho. Leia as dicas e aproveite!

Vídeo ajuda a treinar o inglês com a repetição de 150 frases

O canal Polyglot Pablo, do YouTube, criou diversas videoaulas com as principais frases em inglês para iniciantes. Os vídeos apresentam as frases escritas juntamente com a pronúncia. As palavras são repetidas mais de duas vezes para que o aluno as memorize.

No mesmo canal, ainda há videoaulas de italiano e espanhol. Ou seja, uma ótima oportunidade para treinar idiomas já conhecidos ou aprender novos sem pagar nenhum centavo por isso.

Abaixo segue o primeiro vídeo:

Videoaulas gratuitas ajudam a melhorar o vocabulário e a fluência em inglês

Aprender inglês na internet é uma boa maneira de economizar tempo e dinheiro. Dá para melhorar a fluência, aprender expressões corporativas, gírias e até treinar o idioma com músicas.

No YouTube existem uma infinidade de canais, alguns bem completos. É o caso do Inglês Winner, que tem módulos do iniciante até o avançado, sempre focando na comunicação verbal.

Com mais de um milhão de inscritos e outros milhões de visualizações, o canal do professor Paulo Barros propõe ensinar o chamado ‘inglês real’, aquele que é realmente usado no dia a dia.

Separamos duas aulas para você começar a aprender. A primeira ensina a usar inglês no trabalho e a segunda apresenta algumas expressões que ajudam o aluno a melhorar a fluência. Confira:

Para ter acesso a todos os vídeos, acesse este link.

Alguns canais no YouTube para aprender inglês

Para começar, selecionamos nove canais sensacionais do YouTube com professores que ensinam inglês.

Sim, por meio da rede de vídeos é possível saber muito sobre o idioma, e nos mais diversos contextos e níveis de aprendizagem. Tudo de forma descontraída e didática. Conheça algumas videoaulas de inglês grátis e dê o play:

1. Inglês de Bolso

2. Tia do Inglês

3. Cintia Disse

4. Cyntia Sabino

5. Inglês Compartilhado

6. Mr. Teacher Paulo

7. Teacher Fernanda

8. Teacher Allie

9. Agora Eu Falo

10. Inglês com Séries

11. Inglês 200 horas

12. William Rossi

13. Juliana Selem

14. Inglês no Teclado

Dicas de estudo para você turbinar seu inglês

Quando estamos aprendendo um novo idioma, é comum tentarmos traduzir tudo ao pé da letra. Mas muitas escolas de inglês e métodos de ensino desaprovam essa estratégia. Mas de que maneira absorver o idioma, de forma natural e espontânea?

A verdade é que não existe nenhuma fórmula mágica. Mas, sim, a necessidade de ampliar o contato com a língua. Quanto mais o estudante se expor a ela, mais aquele idioma vai lhe soar natural. Aprender inglês sozinho e ouvir músicas, vídeos, podcasts em inglês facilitam e MUITO esse processo.

Separamos alguns vídeos no YouTube com dicas certeiras para turbinar seus estudos:

Gringo cria canal no YouTube para ensinar inglês para brasileiros

Aproveitando a última sugestão acima, o norte-americano Kevin Porter criou há alguns anos um blog e um canal no YouTube para ensinar Inglês para brasileiros. Os vídeos já foram vistos milhões de vezes, e seu canal conta com uma grande quantidade de inscritos.

Kevin disponibiliza videoaulas de inglês grátis e dicas gratuitas diárias, que ensinam a língua inglesa de forma prática. Com textos e vídeos em português, o professor mostra como é possível aprender o idioma rápido e sem complicação.

Os vídeos abordam verbos mais usados, pronomes e palavras, além de expressões utilizadas no dia a dia.

Perguntas feitas pelos espectadores também rendem tema para as gravações, e aquelas palavrinhas que nunca sabemos quando ou como usar (como do e make, ou to, two e too) ganham aulas dedicadas.

O blog mantido por Kevin é atualizado com textos diários, que abordam verbos, pronúncia, escrita, palavras mais usadas e até construção de frases. Com as informações e dicas contidas nos posts é possível aprender inglês com receitas, música, filmes e seriados.

Os conteúdos ainda incluem posts bastante úteis para quem precisa aprender algo muito específico, como falar ao telefone ou se virar no aeroporto.

O método desenvolvido por Kevin leva em consideração a comunicação simples baseada em verbos, substantivos e adjetivos. Também foca em entender as principais palavras, as mais usadas no vocabulário inglês.

“Criei o método a partir de uma necessidade minha em aprender português e vi que esse método era possível de ser adaptado para aprender outras línguas”, explica Kevin. Ele veio para o Brasil pela primeira vez em 2005 para fazer um trabalho voluntário.

“Após meses tentando aprender a falar português em uma escola tradicional nos Estados Unidos, vi que demoraria anos para me tornar fluente, então passei a estudar por conta própria e em quatro meses eu já conseguia falar e escrever”, exemplifica.

Confira mais vídeos no canal aqui!

Professor irlandês cria canal para ensinar inglês a brasileiros

Já faz alguns anos que a Irlanda é um dos destinos favoritos dos brasileiros que sonham em estudar fora do país.

Por mais que a primeira intenção de quem faz o intercâmbio seja aprender um novo idioma, essa barreira da língua estrangeira sempre acaba atrapalhando. Ou até mesmo adiando os sonhos de muitos intercambistas.

Pensando nisso (e também por ser apaixonado pela cultura brasileira), o professor irlandês Adam Wood, que já teve (e ainda participa de) alguns canais do YouTube sobre o tema, dá aulas de inglês a partir de sua página de Facebook.

Adam faz lives, também traz dicas de inglês e tira dúvidas diretamente de quem se conecta com ele por lá.

Norte-americano larga carreira científica para só ensinar inglês on-line

“Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante”, já dizia Raul Seixas (1945-1989) em uma de suas canções mais populares. Movido por essa sensação de mudança, o youtuber norte-americano Gavin Roy tomou a decisão de se dedicar somente aos vídeos na internet e pausar sua carreira científica.

Recentemente Gavin concluiu um doutorado em ciências atmosféricas, mas a paixão pela língua portuguesa e por ajudar pessoas a gostarem de inglês acabou falando mais alto. Em seu canal SmallAdvantages ele publicou a novidade em vídeo. E tudo isso não foi por acaso.

O canal concentra mais milhares inscritos e tem milhões de visualizações de suas videoaulas de inglês já publicadas.

O SmallAdvantages dá dicas de inglês para brasileiros e aborda não só a gramática da língua, mas também tem orientações sobre pronúncia ou livros. E fala sobre as curiosidades do cotidiano nos Estados Unidos.

Mas sabe o diferencial? Gavin fala português e tem um amor declarado pelo Brasil. Aprendeu o nosso idioma sozinho, com a ajuda de podcasts e aplicativos.

A empatia e autenticidade, além do fato de o público poder aprender inglês com um nativo, explicam boa parte do sucesso dele. No canal, 91% dos inscritos são brasileiros e 7% vêm de países como Irlanda, Portugal e Angola.

Em um papo descontraído, ele contou à Catraca Livre que nunca pensou em ser professor e não esperava tanto sucesso. “Nunca ensinei em um curso, em uma aula. Eu não fiz um canal para ganhar muito dinheiro, mas com o objetivo de compartilhar aprendizagens”, diz ele.

“Comecei um canal no YouTube de forma meio espontânea, e aquele canal cresceu e se transformou em algo absolutamente incrível, inesperado”, relata no vídeo que você vê abaixo:

A Copa do Mundo sediada no Brasil em 2014 tem gosto amargo na memória dos brasileiros por conta do “eterno” 7 x 1 da Alemanha. Para Gavin foi um divisor de águas, pois foi sua primeira viagem em terras brazucas. Daí começaram as trocas culturais e a vontade de compartilhar e absorver conhecimento.

Você pode ajudá-lo a manter o canal

Para contar com um help nessa empreitada, Gavin criou uma campanha no Patreon, site que disponibiliza formas de contribuir financeiramente sendo um padrinho mensal do SmallAdvantages.

As colaborações podem ser em qualquer quantia. Mais detalhes neste link e no vídeo com ele mesmo explicando:

Aprenda inglês no YouTube com o professor e rapper MC Fluência

O professor norte-americano Jason Levine, ou Jase para os mais próximos, ficou famoso no YouTube pelo seu método de ensinar inglês com rap ou hip hop. O canal do Fluency MC (MC Fluência, em inglês), como ele é chamado, conta com milhões de visualizações.

Levine vive hoje em Paris, na França, e viaja por escolas de todo o mundo para compartilhar suas músicas com alunos e professores. Seu principal lema é “relax, repeat, remember” (relaxe, repita, lembre-se)”, os três Rs para aprender inglês.

Um dos vídeos de maior destaque é o da música “Stick Stuck Stuck”, em que o professor (e também DJ) canta sobre os verbos irregulares. Além da memorização, as letras de rap tornam o aprendizado mais divertido e dinâmico.

Clique aqui e confira todos os vídeos. Ou, se quiser, veja o site do professor MC.

Em canal no YouTube, outro gringo dá dicas para aprender inglês sozinho

O norte-americano Tim Cunningham, que mora em Nova York, dá dicas de inglês para brasileiros que querem impulsionar o aprendizado do idioma. As aulas estão em seu canal no YouTube, chamado Tim Explica.

Além de ser nativo, o mais bacana é que Tim também fala português (e aprendeu sozinho). O canal surgiu em agosto de 2016 e já conta com centenas de milhares de inscritos. A coletânea de videoaulas de inglês grátis já atingiu milhões de visualizações.

O objetivo de Tim é compartilhar seu modo de aprender uma nova língua. Nos vídeos, ele dá dicas sobre gramática, expressões, erros mais comuns, como falar inglês em situações específicas, sugestões para treinar o idioma e observações sobre a cultura americana.

Confira mais vídeos do Tim Explica aqui.

Turbine seu inglês com mais videoaulas de inglês grátis de um nativo

O YouTube se tornou nos últimos anos um dos melhores caminhos para quem deseja estudar a língua inglesa.

E um dos lugares bem interessantes para quem quer aprimorar o idioma por meio da rede de vídeos é o Barry Inglaterra, canal produzido por um britânico que também fala português.

De forma prática e rápida, você pode encontrar dezenas de vídeos com dicas de inglês.

Entenda o que traz o canal:

Você pode aprender inglês e ter mais informações ao se inscrever no canal aqui.

Professores canadenses e britânicos ensinam inglês em canal no YouTube

Já conhece o site EngVid? A plataforma é uma das mais conhecidas no mundo quando o assunto é aprender com professores nativos. O time conta com 11 teachers sensacionais, entre canadenses e britânicos.

Há aulas do nível básico ao avançado, e você pode passear por diferentes tópicos: compreensão, cultura, expressões, gramática, pronúncia, conversação, vocabulário, escrita, e muito mais. São mais de 900 lições disponíveis.

Além do site, as aulas são publicadas no YouTube, em formato curto e dinâmico. E cada professor tem um canal individual. Confira só:

Adam

Alex

Benjamin

Emma

Gill

Jade

James

Jon

Rebecca

Ronnie

Valen

Bons estudos!

Menina de 7 anos ensina inglês britânico no YouTube

No meio de tantos canais no YouTube que dão dicas para quem quer aprender inglês, um em especial chama atenção. A professora é a simpática Melissa, uma menina de apenas 7 anos.

Com um sotaque britânico super fofo, ela dá dicas de pronúncia, ensina expressões e fala sobre os falsos cognatos — aquelas palavras que parecem ser uma coisa, mas que, na verdade, têm outro significado.

Filha de pais brasileiros, Melissa nasceu na Inglaterra e foi alfabetizada em inglês e em português ao mesmo tempo. Os pais são quem comandam o canal no YouTube, o Londres na Lata.

Eles dividem com seus milhares de seguidores a experiência de morar em Londres e, desde o ano passado, abriram espaço para a filha ensinar o que  ela sabe sobre o idioma também. Morra de fofura com as aulas da professora Melissa:

Mais 5 canais no YouTube para aprender inglês com professores nativos

Selecionamos cinco ótimo canais no YouTube para quem quer impulsionar o inglês com professores nativos. E claro, as aulas são todas gratuitas. Conheça e dê o play:

1. Rachel’s English

Rachel é norte-americana e ensina a pronunciação utilizada nos EUA. Aliás, todos os vídeos têm legendas para ajudar os falantes não nativos a compreenderem o vocabulário.

2. Anglo-Link

A professora britânica publica vídeos com exercícios e lições (do básico ao avançado) para ajudar o estudante a melhorar seu domínio do idioma ou se preparar para testes.

3. MmmEnglish

Emma é da Austrália e ensina em seu canal lições de pronúncia, imitação, expressões idiomáticas em inglês e especificidades do inglês australiano.

4. English with Jennifer

Jennifer é norte-americana e ensina inglês para estrangeiros desde 1996. Ela começou o canal em 2007 e desde então dá aulas on-line com dicas de pronunciação, vocabulário e mais.

Professora Carina Fragozo dá dicas de inglês no YouTube

Aprender inglês não precisa ser um bicho de sete cabeças. O acesso mais democrático e as novas linguagens da internet, dentre outros aspectos, estão dando uma nova cara ao processo de aprendizagem de um novo idioma.

E não é porque você está sem condições financeiras de pagar a mensalidade de um curso de inglês que você vai deixar de aprender. Existe uma infinidade de canais no YouTube, através dos quais você pode ter aulas grátis do idioma.

Mas a dica de agora é o canal da professora de inglês Carina Fragozo, formada em Letras – Inglês e mestre em Linguística pela PUC-RS. O English in Brazil está no ar desde 2013, contabilizando milhões de visualizações de suas videoaulas de inglês grátis.

Nos vídeos publicados todas as semanas em seu canal, ela ensina pronúncia, gramática e vocabulário, além de dar dicas de estudo, leituras e apresentar entrevistas com nativos de países da língua inglesa.

E ainda bate papo com convidados a respeito desses assuntos. Veja abaixo alguns exemplos:

O canal surgiu quando Carina percebeu que muitos ex-alunos e conhecidos pediam dicas para aprender inglês. “No final de 2013, gravei um vídeo super caseiro e lembro que em uma semana tive mais de mil visualizações”, relembra.

“A partir de então, comecei a produzir mais e mais vídeos. Não pensei nisso quando criei o canal, mas hoje eu percebo o quanto posso ajudar pessoas que, assim como eu na adolescência, não têm condições de pagar por um curso e que, através dos meus vídeos, se sentem motivados a aprender e atingir seus objetivos”, afirma a professora.

Carina diz jamais imaginar que um dia teria uma sala de aula com mais de um milhão de alunos, de vários cantos do Brasil e no mundo. “A cada comentário, me sinto mais motivada a compartilhar conhecimento e atingir mais e mais pessoas.”

Ela conta também que “sempre quis ser professora” e que aos 12 anos surgiu o interesse em músicas e filmes internacionais. “Acabei me apaixonando pela língua inglesa e pela cultura de países falantes da língua”, diz.

Clique aqui para ver mais vídeos do canal; e aqui para conhecer o blog. Bons estudos!

Autodidata, jovem cearense dá dicas para aprender inglês sozinho

O estudante e empreendedor Henrique Lima, de 22 anos, é autodidata em inglês e há um ano criou um canal no YouTube com dicas para quem quer aprender o idioma sozinho.

O canal Fio da Miada nasceu a partir do site com mesmo nome em que Henrique posta outros conteúdos para os interessados em falar inglês. São mais de 150 artigos publicados.

O jovem mora em Fortaleza (CE), estuda publicidade e propaganda, e ainda é fotógrafo nas horas. Com descontração e leveza, ele aborda temas relacionados à pronúncia, gramática e curiosidades.

Confira abaixo alguns dos vídeos:

Canal no YouTube tem aulas completas de inglês para iniciantes

Voltado para aqueles estudantes que estão com o inglês enferrujado, o canal Educação Ativa Idiomas disponibiliza aulas completas do idioma.

No módulo básico, são 51 videoaulas de inglês, com cerca de 4 minutos cada. A ideia é que o aluno consiga assistir a pelo menos um dos vídeos todos os dias. Afinal, todo mundo sabe que frequência é o que determina o sucesso do aprendizado de idiomas.

O curso também é voltado para atender profissionais do ramo de serviços, como garçons e atendentes de hotéis, que precisam estar prontos para receber clientes estrangeiros.

As aulas abordam temas como falsos cognatos gírias e ainda simulam situações corriqueiras em aeroportos, restaurantes e hospitais.

O vídeo abaixo, por exemplo, é referente a aula de inglês para garçons.

Para ter acesso a todas as videoaulas, acesse aqui e veja a primeira videoaula, com o alfabeto inglês.

Aprenda inglês e se divirta com músicas ao mesmo tempo

Se você quer melhorar muito o seu inglês, uma ótima ideia é estudar o idioma com vídeos musicais. Assim, além de videoaulas de inglês propriamente ditas, aperfeiçoar a língua inglesa fica muito mais fácil.

Cantar Inglês

Para quem deseja treinar o ouvido, por exemplo, um canal bem bacana está disponível no YouTube: o Cantar Inglês.  No espaço, lições sobre a língua são dadas trecho por trecho, som por som, ideia bastante interessante para quem está começando o aprendizado.

O canal é comandado pela professora Sandra (Sendi para os íntimos), que ensina de maneira bem didática a pronúncia correta de letras de músicas em inglês.

“Hello, it’s me”, frase que abre o hit de Adele, por exemplo, foi simplificada para a compreensão com “râlôu êts mi”. Se você se identifica com a metodologia, faça um teste.

São várias videoaulas com músicas de Ed sheeran, Sia, Justin Bieber, Demi Lovato, Beyoncé, Rihanna e muito mais. Veja alguns dos vídeos abaixo:

Confira a página do projeto no Facebook para acompanhar as novidades. Além disso, no site Cantar Inglês a professor dá suporte aos usuários pelo chat ou e-mail.

Se você está começando a aprender inglês, inicie com a playlist Nível Fácil.

Aprenda Inglês com Música

Quer Mais uma dica com música para facilitar muito o seu aprendizado? Outro canal bem bacana está disponível, também no YouTube: o Aprenda Inglês com Música.

São diversos vídeos para quem quer ouvir melhor o idioma. E a boa sacada deste canal é que ele traz legendas duplas, o que facilita bastante o aprendizado.

Videoaulas de inglês grátis no estilo karaokê para crianças

Quer continuar a aprender inglês com músicas, mas agora para crianças?

O Cambridge English Language Assessment, departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge dedicado à certificação e exame de proficiência em inglês, oferece gratuitamente um novo game para o público infantil.

Trata-se da série de vídeos Sing and Learn, desenvolvida em formato de karaokê.

A ideia é fazer a criançada se divertir e soltar a voz durante as férias ou momentos de descanso e descontração, enquanto aprendem inglês de uma maneira lúdica.

O recurso foi criado, principalmente, para oferecer a meninas e meninos que se preparam para prestar os exames Cambridge English: Young Learners (YLE).

O YLE consiste em uma série de testes divertidos e motivadores em língua inglesa para estimular o aprendizado, checar se o conhecimento no idioma foi adquirido de forma sólida e preparar os alunos para os certificados do futuro.

Para isso, canções infantis familiares foram regravadas com novas letras que têm como base o vocabulário empregado nos níveis Starters, voltado para crianças no ensino fundamental I; e Movers, que checa o progresso das habilidades linguísticas ainda dentro do ensino fundamental.

De forma interativa, os pequenos são convidados e incentivados a cantar junto e, de maneira complementar, há atividades temáticas de leitura e escrita baseadas no vocabulário, gramática e estrutura usadas nas letras das músicas e também dicas para pais e professores.

Clique aqui e conheça a plataforma da Universidade de Cambridge!

1
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
2
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
3
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
5
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
8
38s
Maior Sarau do Mundo – Heloisa Aun
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …