“Você Repórter da Periferia” abre inscrições com oficinas de jornalismo para jovens em São Paulo
O Você Repórter da Periferia, projeto de jornalismo comunitário desenvolvido pelo Coletivo de Comunicação Desenrola E Não Me Enrola, chega à sua 3° edição, oferecendo 30 vagas para jovens de todas as regiões da periferia de São Paulo participarem de oficinas teóricas e práticas de jornalismo.
Em 2016, as oficinas do projeto serão focadas em desenvolver as seguintes habilidades nos participantes: jornalismo web, redação para redes sociais, vídeo reportagem, técnicas de reportagem, fotojornalismo, filmagem, edição de vídeos, revista digital e produção de conteúdo móvel.
“A edição de 2015 foi um sucesso, pois conseguimos atrair para o coletivo seis jovens que se destacaram ao longo do projeto. E a partir de agora, eles também serão instrutores e isso é importante para mostrar aos participantes que o projeto não oferece apenas uma oportunidade de formação, mas também é uma oportunidade para se engajarem socialmente”, afirma Flávia Lopes, designer gráfico e instrutora de oficinas de fotografia.
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- Escola de Música de SP abre inscrições para cursos gratuitos
- Programa oferece curso gratuito de programação para mulheres
De acordo com Flávia, em 2016, o projeto vai reforçar suas ações para destacar o protagonismo jovem na periferia de São Paulo. “Estamos passando por um momento político no qual o domínio da interpretação da informação divulgada pela grande mídia é de fundamental importância para a construção de uma postura mais reflexiva e crítica, principalmente para os jovens da periferia” destaca a instrutora, lembrando que um dos objetivos do projeto é desenvolver o senso crítico nos jovens sobre as práticas jornalísticas da grande imprensa brasileira.
Outra iniciativa inovadora do Você Repórter da Periferia é apresentar a produção cultural da periferia para os jovens participantes das oficinas. “Durante o projeto eu conheci lugares que jamais imaginei que existiam na periferia de São Paulo. E o contato realizado com os articuladores culturais e moradores das comunidades durante a realização das reportagens foi extremamente rico, pois eu me tornei mais humana e atenta à realidade social e cultural da periferia”, conta Nicole Rodrigues, aluna do projeto em 2015 e que este ano irá ministrar oficinas de filmagem e edição.
Além de Nicole, moradora de Interlagos, zona sul de São Paulo, mais cinco jovens de diferentes regiões farão do parte do projeto, como instrutoras de oficinas. Entre elas estão Thalita Monte Santo de Guarulhos, Paula Domingues do Jardim Jaqueline, Brenda Torres de Interlagos e Sabrina Nascimento e Andreza Sousa, ambas moradoras do Grajaú.
Os interessados em participar do projeto devem fazer sua inscrição Aqui! Ou enviar um e-mail para –[email protected] – e aguardar as instruções para o processo de matricula das oficinas que serão realizadas no núcleo educacional FiloCzar – Escola Livre de Filosofia, Ciência e Arte, localizada na rua Durval Guerra de Azevedo, 511 – Pq. Santo Antônio, zona sul de São Paulo.
Confira o vídeo das inscrições 2016!