10 filmes para conhecer belas paisagens da Itália

29/04/2015 15:30 / Atualizado em 06/05/2020 20:48

Florença, Toscana e Veneza. Vilas, museus e grandes monumentos. A Itália é um país de inúmeras belezas e não são poucos os filmes que buscaram retratá-lo em todo o seu esplendor. Na lista abaixo você confere uma seleção de dez títulos contemporâneos que contemplam as paisagens italianas. São filmes para inspirar viajantes de todas as idades.

“Meus Caros Amigos” (1975)  / Para quem quer conhecer o lado b de Florença 

Necchi (dono de um bar), Perozzi (jornalista), Melandri (arquiteto) e Mascetti (um nobre quebrado) vivem em Florença. Eles são amigos desde os seus jovens anos e passam todos os momentos livres juntos a organizar piadas complexas e terríveis para todas as pessoas que encontram, ou simplesmente vagando Toscana. Uma dessas viagens loucas acaba no hospital dirigido pelo militar Professor Sassaroli. Melandri se apaixona pela esposa dele, e mesmo que o relacionamento não vá durar, o professor torna-se o quinto membro da equipe.

“O Talentoso Ripley” (1999) / Para quem quer conhecer Positano e Costa de Amalfi

Tom Ripley (Matt Damon) é um jovem pobre e ambicioso que trabalha fazendo bicos e toca em festas de grã-finos. Um dia o destino lhe oferece a chance de sua vida: ganhar dinheiro para viajar à Itália e convencer o filho bonvivant de um milionário a voltar para casa. Mas Ripley decide mudar os planos e, usando seu talento para se passar por outras pessoas, decide tomar a identidade do rapaz para viver com todas suas regalias.

“Sob o Sol da Toscana” (2003) / Para quem quer conhecer a Toscana romântica

Frances Mayes (Diane Lane), uma escritora que vive em São Francisco, tem uma vida perfeita até que se divorcia do marido. Com um texto para terminar e deprimida, decide comprar uma chácara na Toscana para descansar e começar uma nova fase em sua vida. Enquanto reforma a casa, conhece um homem que a faz redescobrir seus sentimentos.

“Cassino Royale” (2006) / Para quem quer conhecer Veneza
Baseado num romance de Ian Fleming, criador da série 007,  o filme apresenta um James Bond cômico, estrelado por ninguém menos que Peter Sellers, famoso por interpretar o desastrado inspetor Clouseau. Na trama, o aposentado agente James Bond é chamado pelas grandes agências de espionagem do mundo para uma última missão.

“Cópia Fiel” (2010) / Para quem quer conhecer o interior da Toscana 
O escritor de meia-idade James Miller (William Shimell) vai à Itália para promover uma palestra e receber um prêmio pelo seu mais recente livro, Copia Conforme. Na viagem, ele conhece uma misteriosa mulher (Juliette Binoche). Juntos, eles viajam pela região da Toscana e começam a se descobrir (ou redescobrir?). O original é melhor que a cópia? Qual a diferença deste casal para outros juntos há anos?

“Bem-Vindo ao Sul” (2010) / Para quem quer conhecer Milão e Nápoles

Alberto é diretor de uma estação dos correios numa cidade pequena em Brianza e para agradar sua mulher Silvia, que gostaria de se mudar para Milão, está pronto para tudo, até mesmo fingir ser deficiente para entrar na lista e obter um emprego na grande metrópole. Mas o seu plano é descoberto e a punição de Alberto é ser transferido para uma pequena cidade perto de Nápoles onde terá de permanecer dois anos.

“Cartas para Julieta” (2010) / Para quem quer conhecer Verona
Sophie (Amanda Seyfried) trabalha como checadora na redação da revista The New Yorker e busca uma oportunidade para mostrar seu talento também como repórter. Ela e seu noivo Victor (Gael García Bernal), um chef, viajam para Verona para a Lua de Mel. Uma vez na Itália, a jovem americana encontra as Secretárias de Julieta, senhoras que respondem as cartas de mulheres apaixonadas. Abre-se, então, um mundo extremamente romântico, onde o amor sempre volta, mesmo que tenha se passado mais de 50 anos.

“Para Roma, com Amor” (2012) / Para quem quer conhecer Roma 
Um caleidoscópio de quatro histórias, numa das cidades mais encantadoras do mundo. Essas quatro histórias variam de um conhecido arquiteto americano revivendo sua juventude; um morador de Roma que de repente se vê como uma grande celebridade da cidade, um casal de jovens com encontros e desencontros românticos e um diretor de ópera que tenta fazer um agente funerário cantar.

“A Grande Beleza” (2013) / Para quem quer conhecer a capital italiana
Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance “O Aparelho Humano”, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.