10 filmes dirigidos por Woody Allen para assistir no Netflix

15/04/2015 10:56

Confira 10 excelentes obras de um dos mestres do cinema contemporâneo no conforto do sofá
Confira 10 excelentes obras de um dos mestres do cinema contemporâneo no conforto do sofá

Aquele inconfundível jazz no início dos créditos indica que lá vem mais uma comédia meio drama, muitos diálogos ácidos e neuroses comportamentais: é um filme do Woody Allen. O cineasta, roteirista, escritor, ator e músico possui uma extensa filmografia. Selecionamos 10 bons filmes do diretor que estão disponíveis para assistir no Netflix.

Um dos destaques é “Meia-Noite em Paris”, que, inclusive, ganhou o Oscar de roteiro original em 2012 – e ele não foi à cerimônia, claro. Vale lembrar que a plataforma de streaming oferece acesso gratuito a todo o catálogo durante 30 dias, depois o serviço será cobrado.

Confira a lista:

1) “Meia Noite em Paris”

Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora, ele está prestes a ir para Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

2) “Tudo Pode dar Certo”

Boris Yellnikoff (Larry David) é um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a entrar em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine (Evan Rachel Wood), que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, Boris permite que ela fique no apartamento por alguns dias. Ela se instala e, com o passar do tempo, não aparenta ter planos de deixar o local. Até que um dia começa a desenvolver um romance com o garoto.

3) “Trapaceiros”

Woody Allen é Ray Winkler, um homem casado com a stripper Frenchy (Tracy Ullman). Ray e seus amigos planejam roubar um banco fazendo um túnel a partir de uma loja vizinha. Como “fachada”, sua esposa abre uma loja de cookies em frente, enquanto Ray cava o túnel atrás da loja. Só que, ao contrário do plano, a loja faz muito sucesso e eles ganham muito dinheiro abrindo franquias por todo mundo. E enquanto Ray quer ficar tranquilo em Miami, Frenchy quer entrar para a alta sociedade com a ajuda de David (Hugh Grant), homem de alta classe que ensina ao casal os modos e a etiqueta dos milionários.

4) “Celebridades”

Lee (Kenneth Branagh) e Robin (Judy Davis) formam um casal divorciado, cujos caminhos se cruzam rapidamente enquanto procuram por uma nova vida. Ela se casa novamente, com Tony Gardella (Joe Mantegna), um executivo da televisão, que a transforma em uma celebridade. Lee, deslumbrado com sua fama de jornalista, tenta uma sucessão de relações mal-sucedidas com belas mulheres e cai nas graças de várias personalidades que lhe podem ser úteis.

“Desconstruindo Harry”

Harry Block (Woody Allen) é um escritor que costuma contar sua problemática vida pessoal em seus livros, em especial as crises emocionais. Com isso, acaba criando personagens que são retratos de pessoas próximas – ex-esposas, amantes, filho, (ex) amigos. E, como esses retratos costumam ser maldosos, essas pessoas o odeiam. Às vésperas de uma homenagem numa universidade, ele passa por um bloqueio criativo, problemas pessoais e amorosos, e quer convencer alguma destas pessoas que o odeiam a acompanhá-lo na homenagem. Numa mistura de realidade e ficção, ele passa a interagir com cenas de suas histórias, e percebe como afetou a vida de suas ex-esposas, do filho, das amantes.

Texto originalmente publicado na editoria Cinema, do portal Catraca Livre. Veja a lista completa de filmes na página do portal.