10 hábitos que detonam a bateria do celular e você continua fazendo
Lista traz atitudes comuns que podem diminuir a vida útil da bateria do seu aparelho. Confira:
Atualmente, ficar sem bateria é uma tortura para muitas pessoas. Por isso, orientações sobre como preservar a capacidade e aumentar a vida útil do dispositivo nunca é demais.
Os celulares da atualidade possuem baterias que não sofrem com o problema da memória, ou seja, elas não ficam “viciadas”.
Apesar disso, o uso contínuo faz com que o componente passe a entregar menos energia após um período. Isto ocorre ainda mais rápido quando o usuário reproduz hábitos que detonam a bateria.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
Quer saber que ações são essas? Veja a lista a seguir!
1) Carregar o aparelho celular no computador
Além de demorado, o ato de carregar o smartphone no computador através do cabo USB também pode danificar a bateria. Pois, as correntes oscilam entre as duas entradas e podem aquecer o aparelho.
É esse superaquecimento o responsável por diminuir a vida útil da bateria.
2) Usar o celular enquanto ele está carregando
Erro clássico. Se o celular é usado durante o carregamento, a temperatura do dispositivo aumenta, e novamente: o calor é inimigo das baterias.
Além disso, se o aparelho está ligado na tomada e você continua usando, obviamente, ele vai demorar mais para carregar.
3) Deixar a tela no brilho máximo
Um hábito bastante comum, quanto mais intenso o brilho da tela, maior será o consumo da carga.
O uso prolongado do brilho no último pode esgotar a bateria, por isso, o ideal é usar apenas quando necessário.
Uma função acessível é a de “Brilho Adaptável”, que irá identificar a quantidade de luz necessária do ambiente em que você estiver e, então, vai adaptar automaticamente o brilho.
4) Excesso de aplicativos em segundo plano
Todo aplicativo baixado no celular roda em segundo plano, isso serve para que as notificações sejam entregues. E, para funcionar, eles necessitam de energia.
Por isso, é legal diminuir a quantidade de aplicativos que estão em segundo plano, além de evitar atualizar widgets (de calendário e previsão do tempo, por exemplo) toda hora.
Para isso, basta colocar o celular em modo de economia de energia. Vale destacar que, com essa opção ativada, as notificações podem demorar um pouco mais para chegar.
5) GPS ativo todos os dias
Aplicativos que utilizam o GPS do celular em tempo real, como os de mapas e delivery, também podem danificar a bateria.
Por isso, é importante desativar a função e só ativar quando tiver a intenção de usar.
Para desativar, no Android, basta abrir a barra de notificações e tocar no botão de localização. Enquanto isso, no iPhone, essa opção fica dentro dos “Ajustes”, em “Privacidade”.
6) Deixar Bluetooth sempre ativo
Assim como o GPS, o Bluetooth e o NFC também consomem bateria se ativados. Vale esclarecer que o Bluetooth é para se conectar a dispositivos como fones de ouvido e caixas de som, por exemplo, enquanto o NFC é para pagamentos por aproximação.
Apesar das duas tecnologias consumirem menos energia atualmente, ainda é uma ótima opção só ativar quando for usar.
7) Deixar o aparelho descarregar completamente
Os aparelhos de hoje em dia não devem ser descarregados até 0%. É preciso evitar ao máximo, pois para religar o aparelho vai ser necessário muito mais energia.
O ideal é começar a carregar o celular assim que o nível da bateria chegar a 15 ou 20%.
8) Não atualizar o sistema operacional
Pois é, as atualizações podem trazer melhorias no gerenciamento da bateria. Então o recomendado é que o sistema esteja sempre atualizado para o consumo da carga continuar dentro dos padrões.
Além disso, os updates também são ótimos para corrigir bugs do celular.
9) Usar carregador falso
Lembre-se que o barato sai caro… O uso de carregadores não oficiais com frequência pode prejudicar a qualidade da bateria e reduzir sua vida útil.
Cada carregador tem suas próprias especificações e, por isso, é pensado para cada aparelho celular. Em caso de quebra, é legal investir em um dispositivo que seja equivalente ao original.
10) Longa duração da luz de fundo
Não é só o brilho o problema. O tempo que a tela demora para apagar também precisa ser configurado para a bateria durar mais tempo.
Para fazer isso, é preciso acessar as configurações do celular e procurar “duração da luz de fundo”, no Android, ou “bloqueio automático”, no iPhone.
Agora é só escolher por quanto tempo sua tela deve permanecer acesa depois do uso.