10 ótimos filmes independentes para assistir em casa
“Cães de Aluguel”, o primeiro filme da carreira de Quentin Tarantino, foi lançado em 1992. A estreia de Tarantino como diretor contou com um orçamento limitado, de aproximadamente 1,5 milhões de dólares – valor baixo se comparado com as grandes produções cinematográficas.
Para se ter uma ideia, alguns atores tiveram que usar suas roupas pessoais em cena para poder economizar a verba do filme. De todo modo, o cineastas conseguiu provar que, mesmo com alguns cortes e dificuldades, é possível fazer história no cinema: de acordo com a revista Empire, “Cães de Aluguel” é o maior filme independente de todos os tempos.
A seguir, veja uma lista de 10 grandes produções independentes, nacionais e internacionais, para assistir em casa neste final de semana. Lembre-se que a maioria dos títulos está disponível em plataformas de streaming, como Netflix e Net Now.
“O Palhaço” (2011)
Puro Sangue (Paulo José) e Pangaré (Selton Mello), pai e filho, são os donos do Circo Esperança e lideram uma trupe de artistas pelas estradas do país. Entre os espetáculos, surgem muitas cobranças em cima de Pangaré. Ele está exausto e obcecado pela seguinte ideia: “Eu faço todo mundo rir, mas quem é que vai me fazer rir?”
“O Som ao Redor” (2012)
A vida numa rua de classe média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado, após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia (Maeve Jinkings), casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho.
Boa Sorte, Meu Amor (2012)
“Doméstica” (2001)
Sete adolescentes assumem a missão de registrar, por uma semana, a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque de intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar, transformando-se em um potente ensaio sobre afeto e trabalho.
“Frances Ha” (2012)
Frances (Greta Gerwig) e Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga, dividem um apartamento em Nova York. A garota recusa o convite do namorado para morar com ele para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, um tempo depois, a amiga não mostra a mesma consideração quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado. Frances precisa então achar um novo lugar para morar, mas o lado financeiro é um problema, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos que encenará o espetáculo de Natal. Mesmo diante das dificuldades, Frances se joga de cabeça em seus sonhos, apesar de a possibilidade de realização deles ser pequena.
“Trainspotting, Sem Limites” (1996)
“Precisamos Falar Sobre o Kevin” (2011)
“Preciosa” (2009)
No Harlem, a jovem Claireece “Precious” Jones (Gabourey Sidibe) sofre as mais diversas privações. Abusada pela mãe, violentada pelo pai e grávida de seu segundo filho, é convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida.
“Cães de Aluguel” (1992)
“Shame” (2011)
Em Nova York, Bradon (Michael Fassbender) mantém sua vida particular guardada a sete chaves, isso lhe permite realizar os mais diversos desejos sexuais. Porém, a chegada repentina da irmã Cissy (Carey Mulligan) faz com que sua vida seja alterada por tempo indeterminado.
