10 teorias sobre o universo para expandir sua mente

18/04/2017 11:00

O universo nunca deixa de ser um dos fatores mais misteriosos da humanidade. Desde que criamos consciência de quem somos, questionamos onde estamos. E o porquê.

Isso gera inúmeras outras dúvidas, incertezas, teorias, histórias. Levando isso em conta, o site Learning Mind compilou dez teorias sobre o universo, para ver tudo de outra forma. E tentar compreender melhor do que isso tudo se trata.

As teorias sobre o universo

Fenomenalismo

Peças de xadrez. Objetos.
Peças de xadrez. Objetos.

O Fenomenalismo, ou Phenomenalism (fenômeno de aparição) sugere que não podemos conhecer as coisas em si, e só percebemos fenômenos, isto é: como eles aparecem. De acordo com este ponto de vista, não podemos conhecer a essência das coisas, mas reconhecemos a existência de objetos reais. Algo como “Eles têm de ser, mas não sabemos o que são”. Como o realismo, o fenomenalismo admite a existência de coisas reais, mas como idealismo reduz a consciência e conhecimento pois o mundo das aparências não pode ser conhecido, desvendado, estes são apenas fenômenos.

Realismo Fictício

Membros do grupo Watchmen, de Alan Moore.
Membros do grupo Watchmen, de Alan Moore.

Por causa dos universos ilimitados e propostas de multiverso, esta teoria diz que tudo existe em algum lugar, pois tudo que imaginamos é verdade em algum universo. Personagens criados por Gabriel Garcia Marquez coexistem com os personagens de Watchmen em algum lugar, pois tudo é realidade em algum lugar.

Eternalismo

Tudo é eterno.
Tudo é eterno.

Essa teoria afirma que o tempo é uma dimensão no espaço físico e que tanto o passado quanto o presente e futuro existem no mesmo plano, mas vemos apenas uma parte dessa dimensão.

Solipsismo

Tudo à nossa volta é criado por nós mesmos.
Tudo à nossa volta é criado por nós mesmos.

Não há nada mais do que nós mesmos. O que projeta estas palavras está apenas dentro de nossa consciência, dentro de nós. A ideia implicaria que de fato é a mente que criou tudo o que existe no universo, apesar de não ser capaz de compreendê-lo. Por mais bizarra que seja a ideia, percebemos sonos como reais quando dormimos, embora o que acontece pode ser impossível. Neste momento, estamos convencidos de que é a realidade. Então, por que essa realidade não pode ser parte de nossa imaginação?

Uma maneira de refutar esta teoria é dizer que o sujeito pode morrer, mas como você não morreu, não pode refutá-la.

Conheça mais 6 teorias interessantes sobre o universo no GEEKNESS!