13 frases para parar de repetir no Dia da Mulher (e sempre!)
Texto escrito por Marcela De Mingo, do Superela.
‘Tá de TPM?’ Essa é uma daquelas frases que as mulheres estão cansadas de ouvir, mas que seguem aparecendo o tempo inteiro no nosso cotidiano. Nesta quarta-feira, dia 8, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que desconstruir essas ideias que são tão comuns, mas que, no fundo, vão criando um senso de raiva generalizado.
E é raiva mesmo. Porque ao longo do tempo, nós, mulheres, sofremos uma opressão tão grande da sociedade, compramos tantas regras que nos foram impostas que parece impossível guardar tudo no peito. A cada momento, somos julgadas e criticadas por sermos do nosso gênero, e isso, socialmente falando, acarretou em uma série de decorrências. Estarmos cansadas de ouvir algumas coisas é apenas um detalhe diante de todo o quadro de violência contra a mulher no mundo.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Sim, existem frases que as mulheres estão cansadas de ouvir porque escutam todos os dias, o dia inteiro, em algum contexto diferente. Tudo bem, existem algumas que são altamente específicas (tipo as duas primeiras da nossa lista), mas é uma noção generalizada do que é ser mulher e de como somos inferiores por causa do gênero.
Fique de olho, então, na nossa lista abaixo:
1.’Parabéns pelo Dia da Mulher’
Como assim parabéns, cara pálida? Existe um motivo para existir um Dia das Mulheres: é que todos os outros 364 dias são dedicados aos homens. 8 de março representa um dia de luta em prol dos direitos femininos, que foi alcançado depois de muito suor e sangue. Receber uma homenagem verdadeira, que reconheça a coragem de ser mulher em um mundo dominado pelos homens é super ok (e até legal!), mas é diferente quando você solta um ‘parabéns’ e em todos os outros dias do ano xinga mulheres de puta, fala do comprimento da saia de fulana e diz que ‘lugar de mulher é na cozinha’. O nome disso é hipocrisia, e o mundo já está cheio disso. O que nós precisamos não é de parabéns, é de mais pessoas engajadas em alcançar a igualdade entre os gêneros em todas as esferas da sociedade.
2.’Você merece um dia só seu’
De novo: oi? A gente ‘não merece’ um dia só nosso, a gente precisa dele! Por tantos anos, as mulheres foram oprimidas e não tinham direitos básicos, como o de trabalhar, de sair de casa sem a permissão do marido e de votar. Este é um dia que representa uma luta que ainda não acabou – e só acaba quando todos forem vistos como iguais, como falamos no tópico acima.
3.’Serviço militar deveria ser obrigatório para as mulheres também’
Alerta de preguiça detectado. Um argumento usado por 10 entre 10 machistas para mostrar como o feminismo é ‘falho’, a questão do serviço militar vem de muito tempo. Vamos partir de um princípio básico: o movimento não é a favor do serviço militar obrigatório para os homens. Em segundo lugar, as mulheres desde sempre brigam por um espaço nas forças armadas, tanto que, até hoje, elas são minoria, mesmo com o alistamento voluntário liberado. No Brasil, as mulheres só puderam fazer parte do exército a partir de 1980. Ou seja, não é que as mulheres não queriam servir, elas não podiam por lei. Era a tal desculpa do ‘as mulheres não servem para a guerra’. Aliás, vale lembrar a história de Mulan, que se vestiu de homem para conseguir lutar. Esse não é só um desenho da Disney, mas um relato real que aconteceu na China e em tantos outros lugares do mundo. Antigamente, fazer parte de uma guerra e do exército era uma honra que a qual as mulheres não tinham direito.
4.’Vá carregar um saco de cimento!’
Mais um alerta de preguiça: desde quando carregar um saco de cimento, fazer parte de obra, significa que homens e mulheres são vistos como iguais? É bom apontar que existem equipes femininas de levantamento de peso que competem nas Olimpíadas. Se a questão é força física, já foi provado que elas são capazes disso, sim. E se não existem mais mulheres em campos de obras é por dois motivos: falta de oportunidade e machismo
5.’Dormiu com quem pra conseguir esse trabalho?’
Mais um clássico. Dificilmente credita-se o sucesso de uma mulher ao seu esforço e inteligência, ela certamente precisou dormir com um chefe para chegar onde quer estar. Se isso aconteceu mesmo ou não, não é nosso lugar julgar as escolhas e decisões de outra mulher. A questão é que existe no mundo corporativo a ideia de que as mulheres são menos capazes do que os homens, e que elas sobem na carreira porque são beneficiadas por um relacionamento sexual e não porque merecem.
6.’Não contrato mulher porque engravida’
Veja mais frases aqui: 13 frases para parar de repetir no Dia da Mulher (e sempre!)