2016 sendo 2016: milagre da Igreja falha pela 1ª vez em 36 anos

Uma tradição que acontece há mais de 627 anos é o milagre de São Januário, cujo sangue seco, segue a tradição católica, se liquefaz desde 1389 em datas específicas como o dia 16 de dezembro. Mas, 2016 sendo 2016, o milagre não aconteceu este ano, o que para a Igreja preveria uma grande catástrofe para o próximo ano.

Outros momentos em que milagre não teria acontecido foram às vésperas de eventos de grandes catástrofes, como a Segunda Guerra Mundial em 1939 e o terremoto de Irpinia em 1980. O monsenhor Vincenzo De Gregorio, abade da Capela Real do Tesouro de São Januário em Nápoles, disse ao jornal “La Stampa” que mesmo asssim não se deve pensar em desastres e calamidades para 2017, mas, por via das dúvidas, “vamos continuar rezando”.

Tradicionalmente, o sangue se liquefaz no primeiro domingo de maio, no dia 19 de setembro e 16 de dezembro. São Januário viveu no século III e foi um grande opositor à perseguição de católicos pelo império romano, oq ue o levou a ser decapitado. De acordo com a versão da Igreja, seu corpo teria sido recolhido e seu sangue guardado por uma mulher, e hoje o sangue estaria dentro da relíquia.

Papa Francisco durante audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 16 de dezembro, data em que o milagre falhou.
Créditos: ALESSANDRO BIANCHI
Papa Francisco durante audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 16 de dezembro, data em que o milagre falhou.