23 filmes, séries e docs de diretoras disponíveis na Netflix
O cinema e a TV tem um notório problema de falta de diretoras por trás das câmeras. Segundo um estudo da Universidade de San Diego, apenas 17% dos diretores, roteiristas e produtores de Hollywood são mulheres.
Mesmo assim, cavoucando na Netflix é possível encontrar contribuições incríveis de diretoras à 7ª arte, de gêneros diversos como documentário, ação, comédia e thrillers. Veja abaixo uma lista de 23 destaques dirigidos por mulheres para assistir na plataforma.
1. Precisamos Falar Sobre Kevin, dirigido por Lynne Ramsay
A história de uma mãe, interpretada por Tilda Swinton, que começa a perceber que existe algo muito sombrio e errado com um de seus filhos. Um relacionamento difícil desde a gravidez que pode ter um final trágico.
- 5 teorias da conspiração e segredos do Vaticano que eles não querem que você saiba
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
- Por que há duas versões do trailer de Ainda Estou Aqui?
2. Quero Ser Grande, dirigido por Penny Marshall
Clássico com Tom Hanks sobre um garoto de doze anos que se torna adulto magicamente, mantendo o seu lado infantil enquanto aprende que às vezes não vale a pena apressar as coisas.
3. Marias, dirigido por Joana Mariani
Documentário que registra as celebrações da Virgem Maria em Brasil, Cuba, México, Peru e Nicarágua. O filme observa as semelhanças e as diferenças culturais, e ouvindo as mulheres e suas histórias sobre vida, fé e devoção.
4. Orange is the New Black, criado por Jenji Kohan
Série aclamada de comédia e drama sobre uma garota de classe média que precisa se adaptar à nova realidade das penitenciárias. Um verdadeiro desfile de personagens femininos fortes, criativos, humanos e surpreendentes.
5. Sense8, dirigido por Lilly e Lana Wachowski
Série que acompanha oito pessoas que têm suas mentes conectadas psiquicamente, e precisam aprender a trabalhar juntos entre conflitos externos e internos conforme se fundem mentalmente.
6. Docinho da América, dirigido por Andrea Arnold
Vencedor do Prémio do Juri no Festival de Cannes 2016, acompanha uma garota adolescente que atravessa os EUA em um rompante de sexo, drogas e festas.
7. Tempestade de Areia, dirigido por Elite Zexer
Concorrente israelita ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, traz um patriarca beduíno fica noivo de uma segunda mulher, criando conflitos com a primeira esposa.
8. Janis: Little Girl Blue, dirigido por Amy Berg
A cantora Cat Power narra a trajetória de Janis Joplin ao estrelato do rock a partir de cartas que Joplin escreveu ao longo dos anos para sua família, amigos e colaboradores.
9. Jéssica Jones, diretoras diversas
A aclamada série da heroína da Marvel já traz uma protagonista forte com uma história madura sobre abuso, mas as mulheres não foram as diretoras de todos os episódios da primeira temporada. Tudo isso vai mudar na segunda, que vai ter exclusivamente diretoras por trás das câmeras.
10. Branquinha, dirigido por Elizabeth Wood
A história de uma universitária de Nova York que entra no submundo das drogas ao se relacionar com o traficante do bairro. Em posse de uma grande quantidade de cocaína, Leah tenta encontrar um jeito de libertá-lo.
11. Divinas, dirigido por Houda Benyamina
A realidade do subúrbio pobre de Paris conforme Dounia sonha com uma vida de riqueza e sucesso. Por isso, tenta seguir os passos de uma respeitada traficante de drogas, com a ajuda da melhor amiga, Maimouna.
12. Newtown, dirigido por Kim A. Snyder
Documentário sobre uma cidade que tenta se reeguer dois anos após o massacre em uma de suas escolas, no qual 20 crianças e 6 funcionários foram mortos por um jovem armado.
13. Hello, I am David, dirigido por Cosima Lange
A história do excêntrico e genial pianista David Helfgott, que inspirou o filme Shine. O prodígio australiano que passou 11 anos em instituições para doença mental embarca em uma jornada para experimentar visceralmente o mundo.
14. Miss Sharon Jones!, dirigido por Barbara Kopple
Documentário sobre a cantora Sharon Jones pela diretora vencedora do Oscar Barbara Kopple. O longa acompanha a batalha contra o câncer da cantora, conforme ela se aproxima do lançamento de seu álbum Give The People What They Want.
15. Impacto Profundo, dirigido por Mimi Leder
Elijah Wood interpreta um estudante de astronomia que descobre um asteroide em rota de colisão com a Terra. Começa então uma batalha pela sobrevivência para perpetuar a espécie humana.
16. Morte em Buenos Aires, dirigido por Natalia Meta
Um detetive veterano se une a um novato para investigar um homicídio na alta sociedade de Buenos Aires dos anos 1980. E a própria investigação pode provar ser perigosa.
17. A Teacher, dirigido por Hannah Fidell
Uma professora do ensino médio, em Austin, Texas, tem um caso com um de seus alunos. Sua vida começa a despencar quando o relacionamento chega ao fim.
18. She’s Beautiful When She’s Angry, dirigido por Mary Doe
Premiado documentário histórico sobre a trajetória do movimento feminista nos anos 1960, 1970 e 1980.
19. CodeGirl, dirigido por Lesley Chilcott
Documentário acompanha iniciativas do mundo inteiro – inclusive no Brasil – para ensinar programação a meninas. O longa mostra as histórias de inclusão no mercado clube do bolinha da tecnologia.
20. Chuck Norris vs. Communism, dirigido por Ilinca Calugareanu
Documentário sobre uma dubladora que passava pela “cortina de ferro” comunista da Romênia dos anos 1980 traduzindo milhares de filmes ocidentais, inclusive clássicos de ação do Chuck Norris.
21. Tallulah, dirigido por Sian Heder
Protagonizado por Ellen Page, uma garota rapta um bebê e acaba iniciando uma historia de esperança e rebeldia.
22. Minhas Mães e Meu Pai, dirigido por Lisa Cholodenko
Duas mulheres casadas criam na Califórnia seus filhos, um casal de jovens gerados por inseminação artificial. Até que eles vão atrás do pai biológico e criam um laço com ele.
23. Ó Pai, Ó, dirigido por Monique Gardenberg
Com Lázaro Ramos, Dira Paes e Wagner Moura, o filme conta a história dos moradores de um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, durante o Carnaval.
Quer mais? O site Mulher no Cinema tem uma lista incrível de mais filmes para assistir na plataforma.