25 filmes com excelentes trilhas sonoras; assista online

Um bom filme não precisa, necessariamente, ter uma boa trilha sonora. Se fosse assim, as produções do cinema mudo dirigidas por Charlie Chaplin não seriam cultuadas como clássicos da sétima arte até os dias de hoje.

No entanto, uma trilha sonora bem feita ou bem aplicada pode transformar um filme mediano em uma obra envolvente, com charme ou marca especial. Para justificar essas afirmações, elencamos aqui 25 longas que valem por suas músicas.

Na lista, há títulos de diferentes décadas e gêneros (e apenas um musical nos moldes hollywoodianos). Nas trilhas sonoras, há canções originais (compostas especialmente para os filmes), coletâneas ou uma combinação dos dois.

A maioria dos títulos está disponível gratuitamente ou a preço acessível em plataformas de streaming (conheça sete delas nesta lista). Escolha o filme, dê o play e deixe a (boa) música te levar.

1) “A Primeira Noite de um Homem” (1967) – A trilha sonora do filme é perfeita para os amantes do gênero folk . A dupla Simon & Garfunkel foi a responsável por boa parte das composições de atmosfera romântica. Destaque para a canção “Mrs.Robinson”, que representou o auge do sucesso da dupla nos anos 1970. (Veja a sinopse do filme aqui)

2) “O Poderoso Chefão” (1972) – Parceiro de longa data dos filmes de Federico Fellini, o compositor italiano Nino Rota também foi responsável pela trilha sonora de “O Poderoso Chefão”,  clássico do cinema dirigido por Francis Ford Coppola. (Veja a sinopse do filme  aqui)

3) “Cinema Paradiso” (1988) – O compositor italiano Ennio Morricone já escreveu algumas das trilhas sonoras mais conhecidas do cinema, como as dos filmes “Por Um Punhado de Dólares” e “Bastardos Inglórios”. Neste clássico dirigido por Giuseppe Tornatore, sua trilha recebeu o prêmio BAFTA de 1991. (Veja a sinopse do filme aqui)

5) “Trainspotting – Sem Limites”  (1996) – Filme cult e celebrado dos anos 1990 tem trilha sonora à altura, com faixas de nomes ícones como Iggy Pop, Lou Reed e Elastica. (Veja a sinopse do filme aqui)

4) “Corra, Lola, Corra” (1998) – Uma trama intensa merece uma trilha à altura. Tom Tykwer, diretor do longa, é também compositor da trilha sonora. Influenciado pela cena eletrônica de Berlim, o cineasta deu ao filme um contorno musical rápido e pesado, que lembra muito a atmosfera de uma rave. (Veja a sinopse do filme aqui)

6) “Quase Famosos” (2000) – Aqui a trilha sonora é eclética, com faixas dos principais nomes da música internacional. Tem desde “Sparks”,  do The Who, até Elton John, com “Tiny Dancer”, passando por Yes, Led Zeppelin, entre outros. (Veja a sinopse do filme aqui)

7) “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001) – Delicada e lúdica, a trilha sonora composta pelo músico francês Yann Tiersen traz uma coleção de canções instrumentais cheias de pianos, violinos e sanfonas. Daqueles casos da trilha que completa muito bem o filme. (Veja a sinopse do filme aqui)

 8) “A Festa Nunca Termina” (2002) – Amantes do punk e pós-punk certamente vão ao delírio com esta trilha sonora. Happy Mondays, The Sex Pistols, Simply Red e New Order são algumas bandas presentes na seleção musical – e também representadas no filme. (Veja a sinopse do filme aqui)

9) “Fale com Ela” (2002) – Das 20 faixas da trilha sonora, apenas duas músicas não são instrumentais: “Cucurrucucu Paloma”, com Caetano Veloso, e “Por Toda a Minha Vida”, com Tom Jobim e Elis Regina. O restante das canções foi assinado pelo espanhol Alberto Iglesias. (Veja a sinopse do filme aqui)

10) “Lisbela e o Prisioneiro” (2003) – A trilha sonora, assinada pelo músico André Moraes e pelo diretor teatral João Falcão, traz nomes como Caetano Veloso, Zé Ramalho, Elza Soares e Los Hermanos. (Veja a sinopse do filme aqui)

11) “Hora de Voltar” (2004) – Daquelas trilhas para ouvir em uma tarde de chuva. A seleção musical reúne diversas faixas de pop-rock acústico, com pegada folk. Entre os destaques da trilha sonora estão canções de bandas como Coldplay, The Shins e ron and Wine. (Veja a sinopse do filme aqui)

12) “Apenas Uma Vez” (2006) – Romântica e melancólica, a trilha sonora do filme é composta de músicas originais compostas pelo casal protagonista. “Falling Slowly”, música-tema do filme levou o Oscar de Melhor Canção em 2006. (Veja a sinopse do filme aqui)

13) “Across the Universe” (2007) – A trilha do musical reúne coleção de faixas que marcaram os anos 1960. O destaque fica para as versões de músicas dos Beatles, incluindo “Let It Be”, “Come Together” e “Hey Jude”. (Veja a sinopse do filme aqui)

14) “Na Natureza Selvagem” (2007) – A trilha foi composta por Eddie Vedder, vocalista do Pear Jam, especialmente para o filme. Voz e violão dão o tom da coletânea da canções que tratam de temas a sociedade de consumo até o desejo de viver em completa liberdade. (Veja a sinopse do filme aqui)

15) “Crepúsculo” (2008) – A música tema do filme e a trilha foram indicados ao Grammy de 2010. Tem pop-rock do para todos os gostos. Entre as bandas presentes na trilha, amadas pelo público teen, estão Paramore, Muse e Blue Foundation. (Veja a sinopse do filme aqui)

16) “500 Dias com Ela” (2009) – O filme é assinado pelo diretor de videoclipes Marc Web. A trilha, fundamental na comédia romântica, traz uma coleção diversificada de canções, que vão de bandas como Clash, Smiths, Simon & Garfunkel até Regina Spektor e Carla Bruni. (Veja a sinopse do filme aqui)

17) “Cisne Negro” (2010) – A trilha sonora é da autoria do compositor inglês Clint Mansell. Foi a quinta vez consecutiva que ele compôs para um filme dirigido por Darren Aronofsky. Eles já haviam trabalhado juntos em “Pi”, “Réquiem Para Um Sonho”, “Fonte da Vida” e “O Lutador”. As canções são baseadas no balé “O Lago dos Cisnes”, do russo Tchaikovsky. (Veja a sinopse do filme aqui)

18) “Drive” (2011) – A trilha sonora de “Drive”, do diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn, é composta por 19 músicas, em sua maioria produzida por Cliff Martinez, ex-baterista da banda Red Hot Chili Peppers.  Entre os destaques, está a música “Nightfall”, parceria entre o artista Kavinsky e a cantora brasileira Lovefoxxx, da banca Cansei de Ser Sexy. (Veja a sinopse do filme aqui)

19) “Django Livre” (2012) – A trilha sonora inclui faixas originais, além de Ennio Morricone e James Brown. Segundo Quentin Tarantino, muitas músicas do filme têm origem na sua coleção de discos.(Veja a sinopse do filme aqui)

20) “As Vantagens de Ser Invisível” (2012) – “Heroes”, de David Bowie, é o destaque da trilha sonora e do filme, ao embalar uma cena marcante da trama. Na companhia do canção já clássica, estão faixas de bandas como Cocteau Twins, Sonic Youth e The Smiths. (Veja a sinopse do filme aqui)

21) “Nebraska” (2013) Dirigido por Alexandre Payne, o longa teve grande destaque nas premiações cinematográficas de 2014: concorreu a festivais como Oscar, Festival de Cannes e Globo de Ouro.  A emocionante trilha sonora do filme foi criada pelo compositor Mark Orton, da banda norte-americana Tin Hat. (Veja a sinopse do filme aqui)

22) “Trapaça” (2013) – A trilha sonora do filme traz vários clássicos dos anos 70, incluindo “Live and Let Die” de Paul McCartney e dos Wings e “I Feel Love” de Donna Summer. (Veja a sinopse do filme aqui)

23) “O Grande Gatsby” (2013) – Na época de seu lançamento, o CD com a trilha sonora de “O Grande Gatsby” ficou durante meses entre os álbuns mais comercializados nos Estados Unidos.  Participam do disco artistas como Jay-Z, Beyoncé e Lana Del Rey. (Veja a sinopse do filme aqui)

24) “A Vida Secreta de Walter Mitty” (2013) – A trilha do filme é ideal para os fanáticos por folk rock. Integram a seleção musical bandas como Of Monsters and Man, José Gonzales, Jack Johnson. O destaque fica para uma parceria inusitada e certeira: David Bowie e Kristen Wiig, que cantam juntos uma versão de “Space Oddity”. (Veja a sinopse do filme aqui)

25) “Bling Ring – A Gangue de Hollywood” (2013) – Dirigido por Sofia Copola, que é casada com Thomas Mars, vocalista do Phoenix, o filme tem trilha sonora composta por canções dos principais nomes do hip hop e r&b internacional: Rihanna, Kanye West, Lil Wayne, Frank Ocean, Mia e Azaelia Banks. (Veja a sinopse do filme aqui)