4 documentários de Eduardo Coutinho disponíveis na web

Eduardo Coutinho foi um dos maiores documentaristas do Brasil. Neste mês, cinemas de todo o país recebem seu derradeiro filme, “Últimas Conversas”. O longa, que reúne entrevistas com jovens do Ensino Médio carioca, não chegou a ser finalizado pelo diretor. Em 2014, Coutinho foi morto pelo filho, que apresentava quadro de esquizofrenia.

Para reafirmar a importância do trabalho de Eduardo Coutinho na história do cinema nacional, o site da revista Nova Escola selecionou quatro de suas principais obras, todas disponíveis na íntegra na internet. Confira a seguir informações sobre os filmes e saiba por que cada um deles deve ser visto.

“Cabra Marcado Para Morrer” (1984) – (Assista ao filme aqui)

“Além de uma boa oportunidade de discutir o contexto histórico da ditadura militar no Brasil, a obra também é um convite para refletir sobre a ressignificação dos registros. Dezessete anos depois, o filme não trata apenas da morte de João Pedro, como se pretendia inicialmente, mas também da obra que se pretendia ter feito na época, comparando-a com o resultado final.” 

Sinopse: Em fevereiro de 1964, inicia-se a produção de Cabra Marcado Para Morrer, que contaria a história política do líder da liga camponesa de Sapé (Paraíba), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. No entanto, com o golpe de 31 de março, as forças militares cercam a locação no engenho da Galiléia e interrompem as filmagens. Dezessete anos depois, o diretor Eduardo Coutinho volta à região e reencontra a viúva de João Pedro, Elisabeth Teixeira – que até então vivia na clandestinidade – e muitos dos outros camponeses que haviam atuado no filme brutalmente interrompido.

“Babilônia 2000” (2001) –  (Assista ao filme aqui)

“Para cumprir a missão de filmar em menos de 24 horas, Coutinho divide a filmagem com outras quatro equipes. É interessante notar, portanto, as diferenças técnica e estéticas nas imagens. Diferentemente de outras obras, nas quais fica evidente a relação entre Coutinho e seus entrevistados, neste filme a figura do documentarista de fragmenta, pois há mais de uma forma de interação com os personagens.” 

Sinopse: Eduardo Coutinho acompanha, por doze horas, o réveillon do ano 2000, no morro da Babilônia, favela do Leme, na zona sul carioca. Ele entrevista as pessoas que estão ali e ouve quais são suas perspectivas para a chegada do novo milênio.

“Jogo de Cena” (2007) – (Assista ao filme aqui)

“Coutinho estabelece um paralelo entre documentário e ficção. A princípio, não fica claro quem são as entrevistadas e quem são as atrizes. Estão todas sentadas em uma cadeira de costas para o público. Além de interpretarem as histórias das entrevistadas, as atrizes dão depoimentos sobre a reconstrução dos personagens – um interessante exercício de metalinguagem.” 

Sinopse: Para este documentário Coutinho publicou um anúncio em jornal convidando mulheres para contarem suas histórias. Das 83 que responderam ao chamado, foram selecionadas 23, seus depoimentos foram filmados em junho de 2006 no – todas as mulheres sentadas em uma cadeira sobre o palco, de costas para a platéia vazia. Três meses depois, em setembro, Coutinho pediu a atrizes que assistissem às gravações de junho e encenassem diante da câmera aqueles relatos como se fossem elas, as atrizes, as verdadeiras mulheres daquelas histórias de vida.

Edifício Master

“Edifício Master” (2002) – (Assista ao filme aqui)

“O filme faz um retrato diferente do que se está acostumado sobre o famoso bairro de Copacabana. Não há turistas nem paisagens de cartão-postal, e sim apenas pessoas comuns, anônimas. O diretor e a equipe de filmagem aparecem com frequência nas imagens, evidenciando a relação que o documentarista constrói com os depoentes para extrair deles suas histórias.”

Sinopse: Por uma semana, Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 27 moradores do Edifício Master, em Copacabana, no Rio de Janeiro, e captam depoimentos íntimos e reveladores de suas vidas. Com 276 apartamentos conjugados (23 por andar), o Edifício é o grande perfilado da trama, que costura as histórias de moradores de perfis sociais, econômicos e sociais bem variados.

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