5 comentários chatíssimos que toda mulher gorda já escutou

Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela

Em parceria com Superela
14/08/2017 17:24

Ahá! Primeiro de tudo pessoal: quanto tempo cês acham que eu fiquei pensando nesse título daqui? Quem aqui consegue MEDIR o nível do meu medo de ofender alguém? Mas aí pensei: “Não, sabe? Vou escrever ‘mulher gorda‘ mesmo”. A palavra “gorda” não deveria, de forma alguma, ser pejorativa. Igual temos morenas, loiras, magras, baixinhas e esbeltas, temos as cheinhas também. É um tipo físico que _ PASMEM: a pessoa pode SIM escolher adotá-lo.

E aí surgem uns comentários ridículos que sim, tooooda mulher gorda já escutou POR SER/ESTAR gorda. Eu mesma, depois que ganhei uns quilinhos, tive de SUPORTAR alguns deles, porque sempre fui muito magra e o fato de pesar 10 kg a mais do que quando eu tinha 20 ANOS parece incomodar algumas pessoas. E sim, isso acontece com muuuita gente.

Você sabe que tudo bem se não expressar cada pensamento que tem?
Você sabe que tudo bem se não expressar cada pensamento que tem?

Mas enfim, vou deixar as perguntas falarem por si mesmas e vocês vão entender. E a leitora que for gorda, ou estiver gorda, vai se identificar demais com esse post. IN-FE-LIZ-MEN-TE.

Então bora, né?

1. Mas sabe, você PRECISA emagrecer por causa da sua saúde, entende?

Esta é a clássica, né não? E deixa eu ser beeem sincerona aqui? Quem não quer admitir que assume uma postura meio gordofóbica adora usar essa desculpa.

Que que rola: caso vocês não saibam, é possível, sim, ser uma mulher gorda E saudável. Inclusive, existem BAILARINAS  e dançarinas gordas, então assim: não precisa MESMO se preocupar com a saúde da pessoa quando você sabe que ela se cuida.

E ó: é claro que a gente precisa se cuidar. Não é diferente pra pessoa de “porte normal”, por que que não seria pras cheinhas de plantão? Se os exames estão ok, velho, DEIXA ELA. Eu já tive que escutar isso, inclusive. Cheguei em casa com os exames impecáveis e, mesmo assim, escuto pessoas me reprimindo por ter engordado. Aí, quando eu chamo a atenção falando que essa é uma atitude gordofóbica, eles usam essa carta da saúde.

Ó: eu tô bem. Então não precisa fazer com que a gente se sinta mal, né? Porque olha, por mais que estejamos completamente BEM com o nosso corpo, não existe autoestima NO MUNDO que aguente um batalhão de gente metendo defeito no seu culote por dia.

2. Ela é bem bonita, sabe? Mas é gordinha!

Mas mas mas mas mas. As pessoas gordas sempre são vistas com maus olhos. Ah, é bonita, MAS é gorda. Que pecado, né não? Por acaso você já ouviu alguém falando: “Ela é linda, mas magra”? Nããão, né? Eu já escutei comentários do tipo: “O único problema é que ela é muito magra, chega a dar um nervoso. Mas né, antes isso do que ser uma baleia”.

Veja mais comentários aqui: 5 comentários chatíssimos que toda mulher gorda já escutou

  • Leia também: