5 documentários no Netflix para discutir preservação dos animais
Em 2013, quando o documentário “Blackfish – Fúria Animal” estreou, o público e a indústria de parques de entretenimento ficaram abalados com as acusações feitas contra o SeaWorld, grupo que opera parques aquáticos nos Estados Unidos.
O filme acompanha a trajetória de Tilikum, uma orca mantida em cativeiro por anos e que, segundo o documentário, foi responsável pela morte de vários treinadores. A história levantou diversas questões sobre o tema: por que ainda existem parques de entretenimento com animais? Seria prudente manter orcas e outras espécies em confinamento e fora da natureza?
- Flórida em família: 10 passeios baratos para fazer
- 5 documentários e animes para os apaixonados por gatos
- 56 novidades de dezembro na Netflix
- Maio na Netflix: 50 filmes e séries entram no catálogo
“Blackfish” faz parte da seleção de documentários disponíveis no Netflix que abordam temas relacionados aos direitos dos animais – e as possíveis consequências à humanidade se não começarmos a discuti-los. Entre os selecionados da lista também está o doc “The End Of The Line”, que mostra o impacto que a pesca desenfreada pode ter na vida de todos nós.
“Blackfish – Fúria Animal”
Blackfish acompanha a vida de Tilikum, uma baleia performática assassina que matou várias pessoas quando estava em cativeiro. O documentário investiga o tratamento cruel que os animais recebem em seus treinamentos e as pressões da multibilionária indústria dos parques aquáticos.
“Virunga”
Documentário aborda o Parque Nacional de Virunga, espaço localizado na República Democrática do Congo, que abriga o restante dos gorilas da montanha existente no mundo. Uma pequena equipe de guardas florestais protege o parque contra milícias, das empresas interessadas em petróleo e de desastres naturais.
“The End Of The Line”
Este alarmante documentário analisa a iminente extinção do atum-rabilho e o impacto que a pesca desenfreada exerce sobre a fauna marinha.
“Mission Blue”
Neste documentário, a oceanógrafa e ecoativista Sylvia Earle divulga as condições dos oceanos. A produção é de Fisher Stevens, vencedor do Oscar por “A Enseada”, e Bob Nixon, indicado ao Oscar. Perecendo rapidamente devido à poluição, pesca predatória e acidificação, os oceanos caminham para uma catástrofe ecológica com impacto devastador sobre a vida na Terra.
Por meio de sua fundação para combater o tráfico de animais, uma colombiana assume a causa do bicho-preguiça, uma espécie ameaçada pela ação ilegal.