5 motivos para assistir ao filme búlgaro ‘A Lição’ nos cinemas

08/06/2015 17:18 / Atualizado em 06/05/2020 21:49

Você já sofreu algum julgamento equivocado? Já enfrentou algum caso de burocracia que tirou você do sério? Já teve que lidar com a falta de empatia alheia?

Se você respondeu sim para uma das perguntas acima, provavelmente vai curtir o filme búlgaro “A Lição”, que estreia no próximo dia 11 de junho nos cinemas.

Dirigido por Kristina Grozeva e Petar Valchanov, o longa propõe uma reflexão sobre essas e outras questões presentes na vida em sociedade.

A trama acompanha a história de Nadezhda (Margita Gosheva), uma correta professora do ensino primário. Após descobrir um furto de dinheiro dentro da sala de aula, ela cria uma obsessão em descobrir quem foi o culpado.  Na tentativa de solucionar o caso, a personagem se envolve em uma série de situações que a fazem questionar os limites da ética, da moral e do que é certo ou errado.

“A Lição” foi inspirado na história real de um professor búlgaro e é a primeira parte de uma trilogia – que seguirá a proposta de transformar em filme notícias de jornal.

Se você ainda não foi convencido de assistir ao filme, veja a seguir 5 motivos listados por Barbara Sturm, vice-diretora da Pandora Filmes e programadora da Caixa Belas Artes:

1) “Quem gosta de filmes como “Relatos Selvagens” vai se identificar muito com a história e a personagem principal.”

2) “À la Nelson Rodrigues: o filme é inspirado em uma notícia de jornal, ou seja, em fatos reais.”

3) “’A Lição’” foi premiado por um dos maiores festivais do mundo – o Festival de San Sebastián – com o prêmio ‘Novos Diretores’.”

4) “Um filme de fácil compreensão e muito profundo, para todos os públicos – para assistir com amigos, namorado/mulher, e até seus pais.”

5) “É um filme búlgaro. Mas não pense que por isso ele é chato, pelo contrário, a história vai te surpreender, e poderia acontecer em qualquer lugar do mundo ocidental.”

Veja o trailer: