5 recordes inusitados conquistados por brasileiros em 2019
Quem diz que o brasileiro precisa ser estudado não está exagerando. Não é de hoje que as peculiaridades e invencionices do nosso povo chamam a atenção do planeta – a rigor, só falta mesmo a Nasa vir nos observar, como costuma sugerir o sujeito da frase anterior.
Que o digam os recordes inusitados conquistados por alguns de nossos patrícios recentemente. E note que, para confirmar a tese, não é preciso nem ir muito longe. Confira a seguir cinco marcas no mínimo “diferentes” alcançadas por brasileiros somente neste ano e reflita se, de fato, não podemos – ou precisamos! – ser estudados. Haja criatividade!
A avenida Paulista, em São Paulo, por exemplo, foi palco de um inusitado recorde mundial conquistado no Brasil: os ilusionistas mineiros Klauss Durães e Henry Vargas superaram a marca de maior tempo levitando em local público, o que os alçou ao seleto grupo de brasileiros que entraram para a história ao realizarem feitos inusitados em 2019. Confira a lista:
1-Levitação na Avenida Paulista
Em 27 de setembro, os jovens mineiros Klauss Durães e Henry Vargas ficaram apoiados por mais de quatro horas em um poste de sete metros de altura na Avenida Paulista. A performance começou às 8h20min e foi exibida na programação matinal da Rede Globo, com participações ao vivo em programas como Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes e o noticioso SP1. Às 11h41, a dupla superou a marca dos 200 minutos obtida por dois chilenos em 2009. No total, eles ficaram quatro horas levitando, em um dos pontos mais movimentados de São Paulo.
2-Desfile de kitesurf no Ceará
O cenário paradisíaco da praia de Cumbuco, no Ceará, reuniu 640 kitesurfistas no mar para bater o recorde de maior desfile de kitesurf do mundo. Durante o percurso, 44 participantes foram desclassificados, mas os 596 esportistas que percorreram 1,6 quilômetro de distância pelo litoral foram suficientes para conquistar a proeza. O feito ajudou a levar visibilidade para um evento, promovido em 22 de setembro, voltado à discussão de soluções para problemas ambientais.
3-Sessão de cinema para cães
Em junho de 2019, a pré-estreia do filme “Pets – A Vida Secreta dos Bichos 2”, promovido pela Universal Pictures Brasil, reuniu a maior quantidade de cachorros assistindo a um filme. A sessão aconteceu no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, no bairro Ibirapuera, em São Paulo. Ao todo, 120 cães fizeram companhia a seus donos durante os primeiros 10 minutos do longa-metragem.
4-Maior cozido de carne em Uberaba
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) levou ao fogo quase cinco toneladas de carne para preparar o maior cozido de carne do mundo. O recorde aconteceu na 85ª edição da Expozebu, em Uberaba, em 5 de maio deste ano. Foram necessários 20 chefs para preparar 4.460 quilos de carne, 300 litros de água, 100 litros de vinho e mais as especiarias e leguminosas que complementaram o cardápio. Os mineiros superaram o cozido de quatro toneladas preparado em dezembro de 2018, nos Emirados Árabes.
5-Maior dominó humano (mas com colchões!)
Este recorde, assim como o dos ilusionistas, foi exibido em rede nacional. Em 6 de agosto, o programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, exibiu a formação do maior dominó humano com colchões. Um centro de convenções recebeu uma espiral formada por 2.019 pessoas, que caíram umas sobre as outras em sequência de colchões. O recorde anterior era mantido por chineses e foi estabelecido em 23 de julho de 2016.