6 coisas que toda mulher com filhos pode fazer (sem ser julgada)
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela
Nesta semana, Juliana Alves precisou usar o seu Instagram para responder algumas críticas que recebeu. Um mês depois do nascimento da filha, Yolanda, ela foi para o ensaio da Unidos da Tijuca, com a bebê a tiracolo. A criança, claro, ficou com o marido em um lugar mais silencioso, e Juliana passou meia hora na festa antes de voltar para a família.
Algumas pessoas acreditam que foi irresponsável da parte dela ir para a festa tão pouco tempo depois do nascimento da bebê, e tantas outras pensaram o mesmo de ela ter levado a criança recém-nascida para um ensaio de escola de samba. Porém, parece que as pessoas ainda têm uma dificuldade em entender que uma mulher com filhos tem o direito de ter uma vida normal – e seguir com os seus compromissos pessoais e profissionais depois do parto.
E a gente diz isso, principalmente, porque é comum as pessoas acreditarem que ser mãe deve ser a prioridade número 1 de uma mulher e que a criação dos filhos é uma responsabilidade única e exclusiva dela. Só que não. Isso é colocar uma pressão e tanto nas mulheres e tirar a responsabilidade dos homens nessa tarefa.
- Mães atípicas debatem políticas públicas em seminário
- Estudos sugerem que vitamina D durante a gravidez pode reduzir risco de autismo
- Depressão nos homens: entenda por que os sintomas podem ser diferentes dos das mulheres
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
Por isso, decidimos mostrar aqui algumas coisas que a mulher com filhos pode, sim, fazer, sem ser julgadas pelas suas escolhas:
1.Namorar
Se a mulher que tem um filho é solteira, ela está no seu direito de namorar tanto quanto qualquer outra pessoa. Ter uma criança não significa que ela está proibida de ter uma vida sexual ativa – ah, e o termo correto é mãe solo e não mãe solteira, ok? Maternidade não tem nada a ver com estado civil, mas é comum as mulheres solteiras que são mães serem julgadas duplamente: primeiro por não serem casadas e segundo por saírem com outras pessoas que não o pai da criança.
2.Viajar
Taís Araújo já falou sobre isso antes, mas a mulher que tem filhos pode, sim, viajar sem levar as crianças com ela. Ela está no seu direito de aproveitar alguns dias longe da rotina, recuperar as energias e cuidar de si – além de aproveitar as amigas, claro.
3.Trabalhar
Continue lendo aqui: 6 coisas que toda mulher com filhos pode fazer (sem ser julgada)
- Leia também: