6 mentiras que as produções de Hollywood já te contaram

Dia 1º de abril é Dia da Mentira. Por isso, confira uma lista das mentirinhas dos filmes que o público acabou engolindo ao longo dos anos!

As mentiras de Hollywood que o público engoliu
Créditos: Reprodução/Universal Pictures/Velozes & Furiosos 8
As mentiras de Hollywood que o público engoliu

Neste sábado, dia 1º de abril, é o Dia da Mentira. E, como todos sabem, Hollywood repercute várias mentirinhas nas produções para prender o público.

Até aí tudo certo, né? Algumas mentiras em nome do entretenimento não fazem mal a ninguém. A ideia dos filmes é justamente distrair e levar os telespectadores para longe da realidade.

Porém, existem algumas inverdades que foram reproduzidas tantas… Mas tantas vezes, que o público até parou de questionar.

Por isso, confira a seguir 6 mentiras que Hollywood contou e você engoliu!

1) Dá para sair sem ser atingido durante um tiroteio com metralhadora

Em filmes de ação como “007”, “Exterminador do Futuro” e vários outros, os personagens saem vivíssimos de um tiroteio com metralhadoras, sem nem levar um tiro.

Fora das telonas, obviamente, uma situação como essa seria totalmente diferente. Pois, uma metralhadora dispara de 400 a 600 tiros por minuto que chegam a muitos metros por segundo cada.

Agora imagina só um humano em meio a um cenário com vários atiradores. Teria que superar Usain Bolt no recorde de velocidade por segundo, hein?

Daniel Craig em “007 – Sem Tempo Para Morrer”
Créditos: Divulgação/Universal Pictures
Daniel Craig em “007 – Sem Tempo Para Morrer”

2) O carro bateu? Corre, porque vai explodir agora mesmo!

“Velozes & Furiosos”? Só nas telonas mesmo. Os filmes fazem parecer que qualquer batida, capotamento e queda de locais altos fazem os carros explodir. Mas não é bem assim.

Na vida real, para uma explosão ocorrer é necessário ter gás inflamável, oxigênio e ao menos uma faísca para inflamar esse gás.

Em caso de batidas que causem a ruptura do tanque de combustível e tenha um vazamento, o veículo pode pegar fogo, mas dificilmente terá uma explosão.

Cena de “Velozes e Furiosos”, de 2001
Créditos: Reprodução/Universal Pictures
Cena de “Velozes e Furiosos”, de 2001

3) Explosões no espaço tem fogo e fazem: “BUUUM!”

Star Wars” e “Star Trek”, por exemplo, são obras fictícias, como todos sabem. Mas é importante esclarecer essa mentirinha também. Pois, o vácuo do espaço torna impossível o tipo de explosão que vemos nas produções.

É aquilo… Para ter fogo é preciso ter oxigênio. Por isso, não haveria nuvem de fumaça e muito menos som.

Os cientistas, inclusive, já explicaram que, sim, é possível ter uma “explosão” no espaço, mas com ela daria para ver apenas um “flash” e destroços saindo em velocidade alucinante para todos os lados.

Cena de explosão no espaço
Créditos: Reprodução/20th Century-Fox
Cena de explosão no espaço

4) Porta trancada? É só arrombar com um chute

É bem legal quando alguém chega em um momento alto do filme e arromba a porta com um chute bem forte, né? Parece ser super simples fazer isso.

Porém, se uma pessoa comum for tentar o mesmo não terá toda essa facilidade. Aliás, dependendo da porta o máximo que ela vai conseguir é se machucar.

Um policial ou outro profissional treinado talvez saiba como realizar a pressão no local certo para conseguir abrir uma porta trancada. Mesmo assim, a maioria conta com algum equipamento para ajudar.

Cena da série “Ray Donovan”
Créditos: Reprodução/Showtime
Cena da série “Ray Donovan”

5) Clorofórmio desmaia alguém na mesma hora

O vilão chega pelas costas da vítima, a imobiliza, coloca um pano com clorofórmio em seu nariz e pronto. Isso é o suficiente para ela cair inconsciente.

Essa cena já foi vista centenas de vezes, mas não é bem assim que funciona o efeito da substância.

O clorofórmio realmente tem a capacidade de fazer uma pessoa desmaiar, mas para isso é necessário que ele seja inalado por cerca de 5 minutos.

Lynda Carter na série da Mulher-Maravilha, de 1976
Créditos: Reprodução/HBO Max
Lynda Carter na série da Mulher-Maravilha, de 1976

 6) A possibilidade de se deslocar pelo duto do ar-condicionado

Cena clássica! As produções mostram os personagens se deslocando de um lugar para o outro através dos dutos do ar-condicionado. Tudo isso é uma forma de escapar ou de passar “despercebido”.

As cenas, no entanto, estão distantes da realidade. Já que nem daria para entrar, porque os dutos não são projetados para o peso de um adulto.

Além disso, mesmo que conseguisse, os ruídos nos encanamentos entregaria a parte em que a pessoa estaria se arrastando.

Cena do astro Bruce Willis, em “Duro de Matar” (1988), rastejando pelos dutos
Créditos: Reprodução/20th Century-Fox
Cena do astro Bruce Willis, em “Duro de Matar” (1988), rastejando pelos dutos