6 razões para não perguntar se uma mulher vai ter filhos
Texto traduzido por Marcela De Mingo, do Superela.
“Desde muito novas, aprendemos que jamais deve-se perguntar uma dessas 3 coisas a uma mulher: a sua idade, peso ou número de roupa. É hora de colocarmos mais uma pergunta nesta lista: Você está tentando / pensando em ter filhos?
As perguntas e questionamentos a respeito da ‘timeline’ ou do ‘relógio biológico’ de uma mulher são não só inapropriados, mas também infinitos; é um pouco ridículo. Começa com um noivado, seguido de um casamento, depois vem um filho e aí o segundo filho. Mesmo depois de uma mulher dar à luz 2 seres humanos, as pessoas querem saber se ela planeja ter mais. Você vai começar a estocar comida se ela disser sim? Quero dizer, sério! Ninguém quer ser responsável por uma linha do tempo engessada e se sentir culpada se não está de acordo com o que você considera serem as ‘normas sociais’.
- Gaslighting: psicóloga de Harvard ensina como responder a um manipulador emocional
- Teste com 10 perguntas pode indicar se alguém tem traços de autismo
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- Ucraniana entra para o Guinness Book ao correr 10 km com carrinho de bebê
Os relacionamentos evoluíram, olhe para o relacionamento dos seus pais e a geração deles, as coisas são diferentes agora – as mulheres são mais independentes do que nunca, e com os avanços tecnológicos, é realmente uma escolha quando ou como você vai começar ter filhos.
Como uma mulher próxima de ser uma millennial, eu posso dizer que, enquanto parece totalmente inofensivo, você não vai encontrar nem uma mulher que gosta de ser questionada sobre os seus planos de maternidade. Pense nisso. Você já perguntou a um amigo, parente, colega de trabalho ou um estranho se eles estão pensando em começar uma família recentemente? Caso sim, você percebeu o sorriso falso? Ou o fato que você pode ver a mulher se contorcendo com a pergunta? É uma daquelas perguntas que nos deixa desconfortáveis, porque não importa como nós respondemos, internamente nós sabemos que a nossa resposta vai ser analisada e que isso pode repercutir em outras áreas da nossa vida. “Será que eu vou perder o cliente se eu disser ‘em breve’?” “Eles vão olhar para mim de outra maneira se eu disser que não estou planejando?”, a lista é enorme.
Então, porque todo mundo sente a necessidade de questionar e oferecer conselhos não solicitados nesse assunto? Vamos dar um passo atrás e pensar um pouco sobre isso. A decisão de ter ou não um filho é muito pessoal. Só de ouvir uma pergunta sobre isso, cria-se um sentimento de pressão desnecessário para que você se defenda, não importando qual a sua posição a respeito de expandir a família.
Aqui vão 6 motivos pelos quais você nunca deve perguntar a uma mulher sobre os seus planos de ter filhos:
1. Nós somos inférteis
Em uma pesquisa com mulheres casadas, o Centro de Controle de Doenças norte-americano descobriu que 1.5 milhão de mulheres nos Estados Unidos (6%) são inférteis. E 25% dos casais que são inférteis tem mais de um fator que contribui para a sua infertilidade. Tradicionalmente, a infertilidade era pensada como uma responsabilidade apenas da mulher, mas agora existe um entendimento maior de que isso não é apenas um problema feminino. Quando uma mulher infértil é questionada sobre isso, o que ela realmente pensa é: “Eu não posso ter filhos. Obrigada por expor que existe alguma coisa errada com o meu corpo sobre o qual eu não tenho nenhum controle”. E se é o homem no relacionamento que é infértil, então ela está pensando: “Obrigada por expor que tem alguma coisa errada com o meu parceiro e porque você acha que isso é culpa minha?”
2. Nós não queremos filhos
Continue lendo aqui: 6 razões para não perguntar se uma mulher vai ter filhos