6 vezes que teve empate em categorias do Oscar

É raro acontecer? Sim! É impossível que ocorra? Obviamente não! Confira quando aconteceram esses momentos históricos na maior premiação de cinema do mundo

Para quem não sabe, é possível sim acontecer empate em categorias do Oscar. Inclusive, já aconteceu seis vezes! Mesmo que seja raridade, não é impossível que ocorra. Veja a seguir quais foram os momentos na história que o empate aconteceu!

6 vezes que teve empate em categorias do Oscar
Créditos: Reprodução/Oscar
6 vezes que teve empate em categorias do Oscar

Os empates mais marcantes no Oscar

O caso mais recente ocorreu em 2013, quando os filmes “A Hora Mais Escura” e “007: Operação Skyfall” empataram na categoria de “Melhor Edição de Som”.

Ao anunciar o vencedor da categoria, o ator Mark Wahlberg leu o resultado do envelope e demonstrou estar confuso: “E o Oscar vai para… Temos um empate! Não estou brincando: nós realmente temos um empate”, falou.

Paul N.J. Ottosson, o editor de som de “A Hora Mais Escura”, fez o primeiro discurso, e na sequência vieram Per Hallberg e Karen Baker Landers, de “Operação Skyfall”.

Um dos empates mais icônicos da história da premiação em 1969, quando Katharine Hepburn e Barbra Streisand dividiram a estatueta de “Melhor Atriz” ao receberem 3030 votos cada uma.

Hepburn recebeu o prêmio por interpretar Rainha Eleanor de Aquitânia em “O Leão no Inverno”. Porém, como era um costume da atriz, ela não compareceu no evento aquela noite.

Já no caso da cantora Barbra Streisand, ela levou o Oscar por sua atuação como a protagonista Fanny Brice, no musical “Funny Girl: Uma Garota Genial”, sua estreia no cinema.

Outros empates

  • 1932 – um empate também ocorreu na categoria de “Melhor Ator”. Na 5ª cerimônia da história do Oscar, Fredric March (“O Médico e o Monstro”) e Wallace Berry (“O Campeão”) dividiram o momento na premiação.
  • 1950 – “So Much for So Little” e “A Chance to Live” ganharam o prêmio de “Melhor Documentário de Curta Metragem”.
  • 1987 – This Is All You’ve Got” e “Down and Out In America” receberam o prêmio de “Melhor Documentário”
  • 1995 – “Trevor” e “Franz Kafka’s: It’s a Wonderful Life” levaram a estatueta de “Melhor Curta-Metragem”.