6 vilões de ‘American Horror Story’ baseados em assassinos reais
Os vilões de “American Horror Story” são apavorantes. Mas mais assustador ainda é saber que muitos deles são inspirados em assassinos que existiram de verdade. E aqueles crimes cruéis da série, que nos dão tantos arrepios, também são ideias que vieram da vida real… Como ter uma noite de sono tranquila agora?
De condessa sangrenta a palhaço assassino, confira seis personagens baseados em serial killers reais:
Dr. Oliver Thredson
2ª temporada – “Asylum”
O vilão de “American Horror Story: Asylum” é inspirado em Ed Gein, um assassino americano que exumava cadáveres encontrados em cemitérios e transformava-os em troféus de pele e osso. Inclusive, o que não faltam na cultura pop são personagens que fazem referências a Gein: Norman Bates (“Psicose”), Leatherface (“O Massacre da Serra Elétrica” e Buffalo Bill (“O Silêncio dos Inocentes”) são alguns exemplos.
Madame Delphine LaLaurie
3ª temporada – “Coven”
Interpretada por Kathy Bates em “American Horror Story: Coven”, Delphine LaLaurie existiu de verdade. No começo do século XIX, ela torturou escravos na sua mansão em Nova Orleans, sul dos Estados Unidos. Quando a propriedade pegou fogo, a polícia encontrou as vítimas presas no sótão, com sinais de muita violência. LaLaurie acabou fugindo para a França com a sua família, onde viveu até sua morte.
Twisty
4ª temporada – “Freak Show”
O horripilante Twisty também tem base na vida real. John Wayne Gacy, que era conhecido como o querido palhaço Pogo em sua cidade em Illinois, Estados Unidos, abusou sexualmente, torturou a assassinou pelo menos 33 garotos adolescentes e jovens adultos entre os anos 60 e 70. Ele atraía as vítimas para seu rancho, e depois as enterrava no terreno.
Elizabeth Báthory
5ª temporada – “Hotel”
A personagem vivida por Lady Gaga em “American Horror Story: Hotel” tem o mesmo nome da sua inspiração da vida real: Elizabeth Báthory. A condessa húngara do século XVI era obcecada em manter a sua aparência jovial, e acreditava que a solução para isso era se banhar em sangue de mulheres jovens. Acredita-se que centenas de moças foram torturadas e assassinadas por ela, e sua história se confunde com o folclore. Ela é até mesmo comparada a Vlad, o Empalador – que, por sua vez, é apontado como uma inspiração para o Drácula de Bram Stoker.
James Patrick March
5ª temporada – “Hotel”
Em “American Horror Story: Hotel”, James Patrick March esconde as provas dos seus crimes no seu hotel. A história de H. H. Holmes é bem semelhante: ele construiu em Chicago, Estados Unidos, o World’s Fair, um hotel e prédio comercial que era um verdadeiro labirinto. As passagens e os quartos secretos o ajudaram a ocultar suas vítimas, que ele torturava e matava. O local ficou conhecido como “Murder Castle” – “Castelo do Assassinato”, em português.
Aileen Wuornos
5ª temporada – “Hotel”
A serial killer do episódio de Halloween de “Hotel” é uma criminosa conhecida nos Estados Unidos. Aileen Wuornos matou seis homens na Flórida entre 1989 e 1990 com tiros à queima-roupa. Ela disse que suas ações foram em legítima defesa, mas acabou sendo condenada à morte em 2002. Um ano depois, o filme biográfico “Monster” foi aos cinemas, rendendo a Charlize Theron um Oscar, um Globo de Ouro e outros prêmios de atuação por sua interpretação de Wuornos.