7 curiosidades sobre Belo Horizonte que vão te surpreender!
Há quem diga que a sexta cidade mais populosa do Brasil é um ovo e que todo belo-horizontino se conhece, mas há detalhes que ninguém sabe sobre a cidade. Dúvida? O site Moon BH listou sete dessas peculiaridades de Belo Horizonte.
Confira abaixo:
1 – Cidade projetada
Embora haja divergências, algumas fontes afirmam que a capital mineira foi a primeira cidade projetada do país, bem antes de Brasília, e inspirada em Paris e Washignton. Segundo o Portal Belo Horizonte, o projeto foi assinado pelo engenheiro Aarão Reis entre 1894 e 1897, com elementos chaves em seu traçado, como a malha perpendicular de ruas, cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares, visadas privilegiadas, e uma avenida em torno de seu perímetro (Avenida do Contorno). Outro aspecto interessante do projeto original é a abundância de parques e praças, com um grande parque municipal na área central.
2 – Cidade Arborizada
Segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, Belo Horizonte é a terceira cidade mais arborizada do Brasil. Fica atrás apenas de Goiânia e Campinas. No site da revista Galileu, um aplicativo informa que Belo Horizonte tem 82,7% de casas com árvores por perto. Um bom número, não? Confira outras cidades, clique aqui.
3 – Nomes de rua
Em Beagá, todas as ruas trocam de nome ao cruzar com a Avenida do Contorno, exceto a Rua Itajubá, que fica no Bairro Floresta, região Leste da capital. A Avenida do Contorno é a avenida que circunda a região central de Belo Horizonte. Seu desenho segue o traçado planejado previamente à construção da cidade. Originalmente, o projeto previa a urbanização apenas da área limitada pela avenida, mas o intenso desenvolvimento no século XX fez com que a cidade ultrapassasse os limites muito antes do esperado. O nome original da Avenida do Contorno era Avenida 17 de Dezembro.
Confira as outras curiosidades no site Moon BH.