A notícia não é boa! Backup do WhatsApp deixará de ser ilimitado

Entenda o que muda com a decisão do Google e do WhatsApp de mudar o armazenamento de backups dos usuários

23/11/2023 22:01

Backup do WhatsApp no Android vai ocupar espaço do Google Drive
Backup do WhatsApp no Android vai ocupar espaço do Google Drive - Depositphotos/dimarik

O Google e o WhatsApp anunciaram uma grande mudança no armazenamento dos bate-papos e arquivos do mensageiro na nuvem do Google Drive. Acontece que os backups nos dispositivos Android não serão mais armazenados de forma gratuita e ilimitada.

Isso poque, nos próximos dias, as informações começarão a ocupar espaço na conta do Google Drive, alterando a dinâmica de armazenamento para muitos usuários.

A implementação dessa nova medida começará a partir de dezembro, mas por enquanto só afeta as contas pessoais, deixando as contas de trabalho isentas dessa mudança, pelo menos por enquanto.

Como o WhatsApp afetará o espaço de armazenamento na sua conta do Google?

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens que mais consome o espaço de armazenamento no celular. Diariamente, recebemos dezenas de fotos, vídeos e outros arquivos que, juntos, ocupam um espaço significativo.

Até agora, os usuários do Android não precisavam se preocupar com esse problema, pois conseguiam salvar seus backups do WhatsApp no Google Drive sem que contassem para o limite de armazenamento. Infelizmente, esse acordo chegou ao fim.

Os backups do WhatsApp agora ocuparão espaço na conta do Google, diminuindo os 15 GB gratuitos que a empresa oferece para armazenar outros dados. Se o usuário não quiser perder as conversas, será muito provável que precise recorrer às tarifas do Google.

Quando a mudança vai ocorrer?

Em dezembro de 2023, os usuários beta do WhatsApp não poderão mais enviar gratuitamente seus backups para o Google Drive.

No primeiro semestre de 2024, o Google Drive começará a reduzir o espaço na conta de qualquer usuário que tenha o backup do WhatsApp ativado.

O aplicativo WhatsApp notificará cada usuário 30 dias antes da remoção das informações para que possam tomar uma decisão: manter as conversas arquivadas no Google Drive ou perder todas as mensagens quando precisar desinstalar o aplicativo.