Academia do Oscar anuncia medida para evitar novos casos como o de Will Smith

Organizadores garantem que agora a cerimônia de premiação terá um comitê de crise para resolver possíveis imprevistos

27/02/2023 20:00

Academia toma decisão para que situação como a do Oscar 2022 não se repita
Academia toma decisão para que situação como a do Oscar 2022 não se repita - Divulgação/Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), responsável pela organização do Oscar, anunciou a criação de um comitê de crise que estará pronto para lidar com situações inesperadas que possam ocorrer durante a cerimônia da premiação.

Em entrevista à revista Time, o presidente-executivo da Academia, Bill Kramer, disse que a medida é uma reposta após o polêmico tapa que o ator Will Smith deu no comediante Chris Rock, durante a cerimônia do Oscar 2022.

“Por causa do ano passado, abrimos nossas mentes para as muitas coisas que podem acontecer no Oscar. […] Temos toda uma equipe de crise, algo que nunca tivemos antes, e muitos planos em andamento”, explicou.

Ainda segundo Kramer, o comitê, portanto, já começa a funcionar no Oscar 2023, marcado para o próximo 12 de março.

“Com a equipe de crise formada, sabemos quem acionar se algo parecido acontecer, como reunir as pessoas necessárias, quem será o porta-voz da Academia, qual será o tom da declaração. Obviamente, isso depende do teor da crise, e esperamos que nada aconteça e nunca precisemos usar esses planos”, completou Kramer.

Na mesma publicação, o presidente-executivo também anunciou que o apresentador deste ano será o humorista Jimmy Kimmel.

Relembre o caso

Na cerimônia do Oscar de 2022, minutos antes de Will Smith levar a estatueta de Melhor Ator pelo filme “King Richard: Criando Campeãs”, Chris Rock fez uma piada sobre o visual de Jada Pinkett Smith, que foi diagnosticada com a doença autoimune alopecia e teve queda de cabelo.

Revoltado, Will Smith subiu no palco e deu um tapa no rosto do comediante. Em seguida, ao voltar ao seu lugar, ele ainda gritou: “tire o nome da minha esposa da p*rra da sua boca.”

O comportamento de Will Smith na cerimônia de premiação repercutiu em todo o mundo
O comportamento de Will Smith na cerimônia de premiação repercutiu em todo o mundo - Reprodução/Oscar

No dia seguinte, no entanto, o ator publicou um pedido de desculpas ao comediante e, em abril, ele enviou uma carta à Academia pedindo pela revogação de sua filiação.

Uma semana depois, a instituição anunciou que o ator está barrado de comparecer ao Oscar pelos próximos 10 anos.

Meses depois, Smith também divulgou um vídeo explicando seu comportamento.

“Estou profundamente arrependido e estou tentando sentir remorso sem ter vergonha de mim mesmo”, admitiu na época. “Sou humano, cometi um erro e estou tentando não pensar em mim como um pedaço de merda“, disse por fim.

Em junho do mesmo ano, Jada disse em um episódio de seu programa “Red Table Talk” que espera que Will e Chris “possam se reconciliar”.